Tampão Mucoso

O que é tampão mucoso
Durante a gravidez as glândulas do colo do útero secretam uma substância espessa, formando um tampão que bloqueia a entrada o colo, é o chamado tampão mucoso. Sua função é evitar que germes alcancem a bolsa das águas na qual o bebê fica durante a gravidez.

 


Identificando o tampão mucoso


 O tampão pode ser transparente e grosso como um catarro, pode vir acompanhado de raias de sangue vivo (devido ao rompimento de pequenos vasos durante a descida do muco) ou de sangue escuro (coagulado), neste caso fica com um tom marrom. A descida do tampão indica a proximidade do início do trabalho de parto, embora possa sair muitos dias antes do início deste ou acontecer quando o trabalho de parto já se encontra em fase ativa.


Perder o tampão mucoso nem sempre significa que o trabalho de parto vai começar em breve. Lembre-se que mesmo uma mulher tenha começado a dilatar, pode levar semanas para entrar realmente em trabalho de parto.


Na fase final da gravidez, o colo do útero começa a ficar mais fino (devido às contrações) e o tampão mucoso pode começar a mover-se através do colo do útero. Perder o tampão mucoso nos estágios finais da gravidez é um processo fisiológico e não a obriga comunicar seu médico com urgência. Algumas mulheres notam mais a perda do tampão mucoso, outras nem percebem, pois já existe um aumento natural da umidade vaginal devido aos hormônios da gravidez, deste modo, não se assuste se nas semanas finais da gestação você não notar nada.


 


Diferenciando o tampão mucoso


Perder líquido pela vagina nem sempre quer dizer que você está perdendo o tampão mucoso. Existem algumas situações que podem confundir o diagnóstico, como:


Perda urinária – As gestantes, principalmente as que estão nos últimos meses da gravidez podem ter a sua bexiga comprimida pelo útero que agora ocupa em grande parte este espaço. Outro fator é que na gravidez, principalmente um hormônio chamado progesterona age relaxando os ligamentos responsáveis pela continência da urina, contribuindo então para que a grávida perca urina e às vezes não perceba.


Infecções – infecções vaginais ou mesmo uterinas podem gerar uma secreção que será percebida como um corrimento (branco, amarelado, esverdeado, castanho, são os mais comuns).


Rompimento da bolsa – este é o diagnóstico que mais atentamente deve ser descartado (ou confirmado), pois nestes casos se torna necessária uma conduta ativa, que na maioria das vezes é a internação para o parto. Diferentemente do tampão mucoso, o líquido da bolsa é transparente, não tem aspecto mucoso (é líquido como água), geralmente desprende um cheiro semelhante à água sanitária e a quantidade de líquido perdida é bem superior a do tampão mucoso.


 


Considerações sobre o tampão mucoso


 Não significa que o trabalho de parto é iminente.


É comum após o um exame de toque vaginal.


É comum após relações sexuais.


É comum após atividade física, quedas ou situações de forte estresse.


É comum no trabalho de parto prematuro (no caso há a presença das contrações).


Pode ser marrom, isto é apenas velho sangue.


No final da gestação é um sinal que o nascimento está próximo.


 


Dúvidas


 Caso restarem dúvidas comunique o médico e discuta o fato, ele poderá dar-lhe instruções mais precisas, fazer perguntas ou encaminhá-la ao hospital se necessário.

Gestação
Gestação
About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s