Gravidez: saiba o que você pode fazer (ou não)

gravidez-pode-nao-pode-350Médicos tiram dúvidas comuns

Grávidas podem viajar de avião? E descolorir os pelos do corpo? Dúvidas como essas passam pela cabeça de muitas gestantes. Para curtir a gravidez sem riscos e preocupações desnecessários, confira as respostas dos obstetras Carlos Dale, da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, e Antonio Julio Sales Barbosa, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, para as perguntas mais frequentes.

1 . Grávidas podem doar sangue?
Não. O obstetra Antonio Julio diz que “a gestante possui 500 ml de sangue a mais no corpo que serve para oxigenar o bebê e nutrir a si mesma. Salvo em situação de emergência e sob estrita orientação médica, grávidas não devem doar sangue”.

2 . Grávidas podem comer camarão?
Depende. O obstetra Antonio Julio explica que “o camarão não transmite nenhuma doença, mas como todo fruto do mar, tem grande potencial de causar alergias. Se antes da gestação a mulher já consumia camarão e sem problemas, ela pode continuar comendo durante a gravidez. Do contrário, a iguaria deve ser evitada”.

3 . Grávidas podem fazer sexo?
Sim. Antonio Julio explica que as relações sexuais podem acontecer durante toda a gestação. “No geral, o sexo só é contraindicado em gestações de risco, quando já houve ou existe a possibilidade de um aborto. O ideal é que a gestante conheça o histórico do seu pré-natal e converse com o obstetra sobre o assunto para que se sinta segura”.

4 . Grávidas podem tomar chá verde?
Não. “Ainda não existem registros suficientes na literatura sobre os possíveis benefícios do chá verde para o desenvolvimento do feto. Na dúvida, o ideal é não fazer uso de uma substância pouco estudada durante a gravidez. Isso inclui outros chás, como camomila e erva cidreira”, diz Antonio Julio. Carlos Dale lembra que “assim como o café, os chás em geral possuem alta concentração de cafeína. A cafeína em excesso também pode potencializar quadros re refluxo e azia durante a gestação”.

5 . Grávidas podem praticar atividades físicas?
Sim. Segundo Antonio Julio, “exercícios são muito bem-vindos por que controlam o ganho de peso e relaxam. No entanto, aquelas que eram sedentárias antes da gravidez devem aguardar até a 16ª semana para dar início a atividades de baixo impacto, como caminhada, hidroginástica, natação e ioga, sempre com orientação profissional adequada”.  O obstetra Carlos Dale diz que “a pulsação da gestante não deve ultrapassar 140 a 150 bpm. Ela também não deve sentir nenhum desconforto uterino, como cólicas e sensação de peso durante a atividade. Os exercícios abdominais devem ser evitados, já que aumentam a pressão local, o que pode levar a sangramentos e partos prematuros”.

6 . Grávidas podem comer sashimi (peixe cru)?
Sim. De acordo com o obstetra Carlos Dale, “o peixe cru é uma fonte rica em proteína intacta e, por isso tem maior teor nutritivo. Ele também apresenta alta concentração de Omega 3, importante na proteção do sistema nervoso do feto. Minha recomendação para grávidas e qualquer pessoa é consumir o sashimi em um restaurante de confiança, onde haja preocupação com a procedência e correta estocagem do peixe”.

7 . Grávidas podem comer carne de porco?
Depende. “A carne de porco mal cozida pode transmitir toxoplasmose, doença que causa má formação fetal. Ela não é proibida, mas deve ser evitada, principalmente, quando a procedência é desconhecida”, fala Antonio Julio.

8 . Grávidas podem tomar antiácido e remédios contra dor de cabeça?
Depende. “O ideal é que, no início do pré-natal, o obstetra faça uma lista com remédios que a gestante pode tomar caso sinta uma indisposição simples, como dores de estômago ou de cabeça. Como a gestante pode apresentar alergia a alguma substância que não tenha consumido antes da gravidez, não recomendo a ingestão de nenhum medicamento por conta própria”, recomenda Antonio Julio.

9 . Grávidas podem descolorir os pelos?
Depende. “Não há problema se o produto utilizado para a descoloração for somente a água oxigenada, mas a amônia está totalmente contraindicada para uso durante a gestação, já que pode causar má formação fetal”, orienta Carlos Dale. Antonio Julio ressalta que a água oxigenada para dourar os pelos do corpo ou como ingrediente de tinturas para cabelos (sem amônia) não devem ser utilizada após a vigésima segunda semana de gravidez.

Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/noticias/Gravidez–saiba-o-que-voce-pode-fazer–ou-nao-.shtml
About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s