Como lidar com as dores: sensações típicas da gravidez

Alguns sintomas da gravidez podem provocar mal-estar. Identifique os mais comuns e aprenda a contorná-los

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Desde o momento em que descobrem que estão grávidas, muitas futuras mamães começam a sentir algum desconforto. “Sabemos que a maioria destes sintomas está relacionada com o quadro psicológico da gestante e, é lógico, que a ansiedade e a insegurança são maiores na primeira gravidez que nas outras” explica o Dr. Juliano Scheffer, ginecologista do Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida.

Durante os primeiros meses de gravidez, 50% das mães vão apresentar alguns sintomas com frequência. “Eles dependem de cada paciente e de cada gestação. No geral citamos: náusea, vômito, tonteira, dor de cabeça, sensação de desmaio, dor abdominal, câimbra, formigamento, azia e queimação, cólicas, falta de apetite e dor nas mamas.”

Para diminuir cada um dessas sensações indesejadas, você deverá seguir as orientações do seu obstetra. “Algumas delas serão se alimentar em intervalos menores e em pequenas quantidades; acordar, se alimentar e depois escovar os dentes; tomar as medicações prescritas; ter períodos de descanso durante o dia e manter-se sentada ou deitada dependendo do sintomas”, diz o médico.

Veja abaixo algumas instruções para você tentar minimizar possíveis incômodos e curtir os seus nove meses com muito mais conforto.

Como controlar o mal-estar durante a gestação

–    Náuseas, tonturas e vômitos: fracione as refeições, isto é, realize seis refeições ao dia; prefira alimentos sólidos pela manhã; evite o consumo de frituras, alimentos gordurosos, alimentos com cheiros fortes e desagradáveis; evite o consumo de líquido durante as refeições. Se estiver muito enjoada encontre os alimentos que te agradam mais, mas não faça jejum ou pule as refeições.

–   Pirose (azia): realize seis refeições ao dia; evite frituras e alimentos gordurosos, evite café, chá preto e mate, doces, alimentos picantes, condimentados e bebidas alcoólicas.

–   Gases, prisão de ventre e hemorroidas: consuma alimentos ricos em fibras, como: mamão, ameixa, laranja com bagaço, verduras cruas e cereais integrais; beba mais água e evite alimentos fermentativos como brócolis, couve flor e feijões.

Fonte: http://www.danonebaby.com.br/curtindo-a-gravidez/como-lidar-com-as-dores-sensacoes-tipicas-da-gravidez/

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