10 alimentos fundamentais para o desenvolvimento do seu filho

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 LEITE MATERNO

Além de ser rico em nutrientes, entre eles, o DHA que é fundamental para o desenvolvimento cerebral e para a visão das crianças, é fonte de anticorpos, que desenvolvem o sistema imunológico infantil. Estudos mostram que a amamentação exclusiva reduz o risco de obesidade e mantém o colesterol controlado na fase adulta.

PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS

Estes são produtos industrializados. O primeiro trata da adição de microrganismos vivos em um alimento, como o leite fermentado, que, quando ingerido, leva-os para o colo do intestino, favorecendo seu funcionamento. Os prebióticos servem de alimentos para bactérias, que fazem bem ao nosso organismo. São formulados com ingredientes de alguns vegetais. Ambos melhoram a absorção do cálcio, evitam constipação e diarreia. Para saber quais são esses produtos, consulte as embalagens de iogurtes e leites fermentados.

PEIXES

Esses alimentos são ricos em ômega 3 e DHA, nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento do sistema nervoso e da retina. Tanto crianças quanto adultos devem comer peixe pelo menos três vezes por semana. Prefira os de água fria, como sardinha, atum e salmão. O baixo consumo estaria associado a doenças comportamentais.

GRÃOS INTEGRAIS E TALOS

Ambos contêm muita fibra alimentar. Os grãos, apesar de não serem considerados alimentos por não terem uma função nutricional, evitam a constipação intestinal. Vale adicionar farinha de linhaça ou de aveia para preparar alguns pratos e comprar pão integral. Já os talos das verduras, como os de alface e brócolis, ajudam a saciar a fome. O ideal é que seu filho coma um prato de salada antes das refeições principais. Veja se ele come a quantia certa de fibras para a idade dele: some 10 g mais a idade da criança. Por exemplo: 10 g + 5 anos: 15 g. Uma goiaba tem 10 g de fibras, e 1 xícara (chá) de cenoura crua picada tem 6.

SOJA

Novas pesquisas mostram que o consumo de soja na infância reduz as probabilidades de aparecimento de câncer de mama. A produção em excesso do estrogênio estaria vinculada a 60% desses tipos de câncer. Uma substância chamada isoflavona, presente na soja, compete com esse excesso de estrogênio na entrada das células. O hormônio que não consegue entrar é liberado pela urina e, assim, o câncer é evitado. Basta comer uma fatia de queijo (tofu), 1 copo de leite de soja ou 2 colheres de soja por dia.

AZEITE DE OLIVA

No molho de tomate ou na salada, o azeite tem o poder de reduzir o LDL, o colesterol ruim. Mas não o aqueça demais: em altas temperaturas ele perde alguns nutrientes. Você pode usá-lo, por exemplo, para finalizar alguns pratos.

TOMATE

O licopeno é o pigmento que dá a cor avermelhada à fruta. Quanto mais vermelho for o tomate, maior é a quantia da substância. Além do benefício contra doenças cardiovasculares, reduziria a incidência de câncer de próstata na fase adulta. Basta comer meio tomate todos os dias. Descobriu–se que, quando cozido, a substância é mais bem absorvida no organismo. Quem resiste a um molho bem-feito?

CEBOLA E ALHO

Os antioxidantes desses alimentos agem neutralizando os radicais livres em excesso, formados a partir de células de nosso corpo. Já em grande quantidade poderiam causar doenças, como câncer, e até envelhecimento precoce.

FRUTAS VERMELHAS E CÍTRICAS

Trate de comprar amoras e mexericas mais vezes na semana. As cítricas reduzem o risco de câncer, e as vermelhas ajudam a diminuir o LDL, o colesterol ruim. Sirva três porções por dia a seu filho. Quando aquecidas, perdem parte das funções nutricionais e funcionais.

OVO

A colina, um micronutriente presente no ovo, favorece a atividade cerebral e auxilia a concentração. A gema do ovo também é rica em DHA. Você pode dar, no máximo, três unidades por semana porque a gema tem muito colesterol. Vale substituir ovos por peixes, como a sardinha e a pescada, que também têm colina.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Colherada-Boa/noticia/2013/10/10-alimentos-fundamentais-para-o-desenvolvimento-do-seu-filho.html

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