Empresária com câncer usa blog para arrecadar ‘kit beleza’ para pacientes

Objetivo é doar para as pacientes do SUS lenços e maquiagens. ‘O tratamento abate, mas nós não precisamos nos abater junto’, diz Vânia.

vania_620

vania_mascarenhas

“O câncer não veio como uma doença, mas como uma cura”. O otimismo ao encarar um diagnóstico precoce fez com que a empresária Vânia Castanheira, que mora em São José dos Campos (SP), adotasse um comportamento surpreendente: o de ajudar outras vítimas da doença a manter a autoestima na luta contra o câncer.

Saem as ajudas convencionais, como medicamentos, aparelhos e dinheiro. O objetivo dessa jovem de 32 anos é mais sensível e busca resgatar a beleza e a autoestima das mulheres durante o tratamento, normalmente demorado e com efeitos colaterais severos. Na avaliação de Vânia, que encabeça uma campanha pela doação de lenços e maquiagens às vítimas da doença, pequenos cuidados estéticos reduzem a depressão e podem ajudar na resposta aos tratamentos.

As campanhas começaram depois que Vânia criou o blog ‘Minha Vida Comigo’, que ganha mais de 150 seguidores por dia, para contar sua rotina de recuperação, dicas de saúde, novas descobertas da vida e do tratamento. O conteúdo conta com doses extras de bom humor, que incluem a vida sexual no casamento, e uma maneira impressionante de encarar os problemas.

“O tratamento abate mas nós não precisamos nos abater junto. A autoestima e a nossa cabeça são as nossas poderosas aliadas. Um lenço bonito, uma peruca diferente do nosso cabelo comum, uma simples maquiagem…são truques que nos fazem sentir mais bonitas e nos fazem esquecer que estamos passando por isto”, diz.

Vânia, que chama a atenção pela beleza e o sotaque português, mora no Brasil há nove anos e garante que autoestima e a confiança são tão importantes quanto os remédios nesse momento. “É horrível se olhar no espelho e se sentir mal. Ou sair na rua e as pessoas te olharem com cara de dó. Sem tudo isso, fica mais fácil encarar o tratamento”, disse.

Segundo ela, os produtos arrecadados serão doados para hospitais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Antoninho da Rocha Marmo e o Pio XII, referências para o tratamento  oncológico em São José dos Campos. Juntos, os dois hospitais, realizam quase 2 mil consultas clínicas e cirúrgicas por mês.

Vânia descobriu a doença no momento em que planejava engravidar do primeiro filho. “Nunca tinha planejado nada na vida. Nas férias do ano passado, decidi com meu marido que iríamos para Fernando de Noronha e Nova York, destinos que considero pouco proveitosos com crianças, e entre uma viagem e outra, ou durante uma das viagens, engravidaríamos do nosso primeiro filho”, afirmou.

vania_300

Descoberta
No dia 14 de janeiro, um dia antes da consulta que havia marcado com sua ginecologista para começar os cuidados ‘pré-gravidez’ como tomar vitaminas e refazer exames, descobriu que havia outro projeto para seu ano: se curar de um câncer na mama esquerda.

Mesmo com prática de fazer um ‘check-up’ anual, ela descobriu a doença sem querer quando sentiu um caroço no seio apenas um mês depois de ter feito um ultrassom que não detectou nenhum problema. Por orientação médica, refez o exame que identificou um tumor de dois centímetros.

A descoberta da doença, que segundo um primeiro médico não era tão grave, foi um choque pequeno se comparado com a descoberta um mês depois, na avaliação de um segundo especialista, de que o caso era grave sim e que ela iria passar por cirurgia, quimioterapia, radioterapia e que poderia ficar infértil.

Depois de passar por duas cirurgias, quase 20 exames, congelar óvulos e iniciar a quimioterapia, ela resolveu no seu aniversário de 32 anos iniciar o blog. “Eu evito drama e desde o começo a única coisa que queria era resolver isso tudo rápido. E no começo foi quando mais sofri, quando fazer cirurgias e exames não dependiam de mim e sim de muita burocracia”, afirmou. Segundo ela, o objetivo agora é se recuperar. “Estou vendo a vida de um jeito ainda melhor. Recuperando hábitos que me dão prazer e acreditando sempre no lado positivo”, disse ao G1.

Avaliação
Para a irmã Mariluce Gonçalves, vice-diretora do Hospital Antoninho da Rocha Marmo, um dos hospitais referências para o tratamento na cidade, iniciativas como a da blogueira Vânia são bem-vindas pela instituição. “Ela está passando por isso. Sabe o que a queda de cabelo representa para a autoestima de uma mulher. É maravilhoso saber que ela está preocupada com outras mulheres que estão vivendo a mesma situação”, disse.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/08/empresaria-com-cancer-usa-blog-para-arrecadar-kit-beleza-para-pacientes.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s