Saiba como evitar as cinco doenças dentárias mais comuns

Placa bacteriana, gengivite e mau hálito estão na lista

problemas-dentais-doencas-periodontais-dentista-87356851-650x350

A boca é um dos órgãos do corpo mais exposto a processos infecciosos. Além da cárie, ela está suscetível a outros problemas bucais, como mau hálito, gengivite e placa bacteriana.

Segundo Adriana Rodrigues, cirurgiã-dentista da clínica Living Odontoestética, há inúmeros males capazes de afetar a saúde bucal, mas a falta de higiene ainda é a principal causa.

A especialista lista os principais problemas dentários, como evitar e quais os tratamentos.

Placa bacteriana

A placa bacteriana consiste em uma película pegajosa resultado da ação das bactérias presentes na boca em contato com os restos de comida, principalmente açúcares. Se não for removida, endurece e acumula na base dos dentes formando o tártaro.

A principal maneira de evitar a placa bacteriana é por meio de uma boa escovação e pelo uso do fio dental diariamente. Além disso, não ingerir diariamente alimentos que grudam nos dentes também é uma das formas de profilaxia. Ir ao dentista regularmente para remover a placa é a maneira mais indicada de tratar o problema.

saude-bucal-problemas-bucais-como-evitar-170549029-310x206

Sensibilidade

O desgaste da superfície do dente causa a sensibilidade, queixa comum nos consultórios odontológicos. A causa mais comum do problema é a exposição da raiz do dente em virtude de uma cárie, fratura dental ou retração da gengiva.

A dica da cirurgiã-dentista para evitar o problema é reduzir o consumo de alimentos ácidos como refrigerantes, sucos de laranja, molhos para salada e vinhos, porque eles aumentam a sensibilidade dental e ajudam a provocar erosão nos dentes. O tratamento mais indicado é a aplicação de flúor para reduzir essa sensibilidade.

Cárie

As bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam na boca e forma as placas bacterianas e os tártaros. Os ácidos presentes principalmente na placa, se não forem removidos, dissolvem a superfície esmaltada e criam orifícios nos dentes.

gengivite-problemas-bucais-saude-bucal-156482063-310x206

Para evitar a cárie, é preciso manter uma boa higiene bucal, principalmente no que diz respeito à escovação. O tratamento do problema é doloroso e só pode ser feito em um consultório odontológico. O profissional preenche o orifício com resina, liga de prata ou porcelana depois de remover a área danificada.

Gengivite

A gengivite consiste em uma inflamação da gengiva causada por acumulo de placa bacteriana. Gengivas vermelhas ou arroxeadas que apresentam sinais de inflamação ou sangramento são típicas de pessoas que possuem o problema.

Para evitar a gengivite, o ideal é não descuidar da higiene oral. Usar fio dental todos os dias e investir em uma boa escovação são as principais dicas de Adriana. Para tratar a gengivite é preciso fazer uma limpeza completa em um consultório odontológico.

Mau hálito

O mau hálito é causado na maioria das vezes pelo acúmulo de placa bacteriana ou por doenças periodontais. A primeira dica para evitar o problema é manter-se hidratado e investir em alimentos detergentes, como a maçã, a cenoura, o aipo e o limão.

Fonte: http://itodas.uol.com.br/bem-estar/saiba-como-evitar-as-cinco-doencas-dentarias-mais-comuns/

Anúncios

2 opiniões sobre “Saiba como evitar as cinco doenças dentárias mais comuns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s