Como escolher a escola ideal para o seu filho

Na hora de escolher uma escola para o pequeno, muitos fatores devem ser levados em conta. O ambiente educacional se torna a segunda casa das crianças, o local onde aprendem não apenas conteúdos acadêmicos, mas noções de civilidade e sociabilidade.

De acordo com a psicanalista Monica Donetto, o que a família espera da escola é o primeiro ponto a ser considerado. “Alguns pais buscam uma ‘fábrica de educar filhos’ e depositam na escola a responsabilidade de oferecer à criança o que a família não consegue, como, por exemplo, dar limites, noções básicas de higiene e disciplina. Não se pode imputar a escola à responsabilidade pela formação integral da criança”, explica.

Os pais devem ter em mente que não existe uma escola ideal e devem procurar aquela que mais se encaixa no perfil da criança e nos valores e necessidades da família. É importante ressaltar que o pequeno deve se sentir a vontade e feliz no ambiente escolar, sendo dele a decisão final.

Como procurar uma escola

Localização

Nem sempre a escola perto de casa é a melhor escolha, mas enfrentar horas de trânsito pode ser estressante para as crianças, além de dificultar a socialização com os coleguinhas.

Espaço físico

Prédios bonitos e bem equipados não são sinônimo de qualidade. O fator humano é sempre mais importante.

Sistema didático

Escolas que seguem apostilas costumam ter o ensino mais engessado do que aquelas que optam por livros didáticos. Investigue quais são os projetos da escola, se ela busca envolver as crianças em iniciativas culturais, como música, arte e teatro e se ela organiza passeios pedagógicos.

Cursos extracurriculares

Veja quais cursos extracurriculares a escola oferece. Ballet, natação, judô, aulas de música e dança além de estimularem as crianças a desenvolverem seus talentos, facilitam a interação quando praticadas no ambiente escolar.

Visita

Visite a escola em companhia da criança, converse com coordenadores, orientadores e professores. O pequeno deve se sentir bem no local e os pais precisam sentir confiança no corpo docente como um todo. “É importante dizer que se a escola não tem como característica espaço para o diálogo com as famílias neste primeiro contato, não se pode esperar que vá fazê-lo ao longo do ano”, ressalta a psicanalista.

Ouça opiniões

Procure amigos ou conhecidos cujos filhos estudem na escola pesquisada. Uma experiência concreta pode ajudá-la a tomar a decisão.

Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/destaque/materia/como-escolher-a-escola-ideal-para-o-seu-filho/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s