Alimentação saudável: quatro maneiras de estimular o apetite das crianças

Novos estudos apresentam receitas práticas e saborosas para garantir que a criançada coma sem sacrifício alimentos bem-vindos ao crescimento

menino-comendo-cenoura-52291

Aprenda a preparar duas receitas nutritivas com os alimentos certos
Foto: Getty Images

 

Fibras escondidas no prato

Com o objetivo de aumentar a oferta dessas substâncias no cardápio escolar de crianças entre 6 e 10 anos, nutricionistas da Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, criaram almôndegas enriquecidas com quinoa e testaram sua aceitação pela garotada. Além de ser aprovada, a iniciativa supriu boa parte da quantidade de fibras recomendada aos pequenos. “E a quinoa ainda é fonte de proteínas, vitaminas e minerais, como ferro, zinco e magnésio”, destaca Sandra Melo, orientadora do projeto.

Como preparar almôndega com quinoa

Misture em um recipiente 1 kg de carne moída, 1 cebola pequena e 1 dente de alho grande picados, 4 colheres de sopa de tempero verde, 3 ovos pequenos e 1 colher de sobremesa rasade sal. Adicione 2 e 1/4 xícarasde chá de quinoa em flocos aos poucos, até dar liga. Modele os bolinhos e leve-os para assar em forno médio por cerca de40 minutos.

Legumes: salvos pelo molho

Estudiosos da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, notaram que crianças entre 3 e 5 anos comiam mais vegetais quando podiam mergulhá-los em um molhinho temperado. A meninada chegou a saborear inclusive alimentos que havia rejeitado antes em estado puro, sem nenhum acompanhamento. “É uma boa alternativa, mas não se deve comer mais molho do que o próprio legume”, ressalta Flávia Borges, nutricionista do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo.

Vegetais com dip de iogurte e limão

Junte em uma tigela 1 pote de iogurte natural, suco de 1 limão, 1 colher de sopa de orégano, 3 colheres de sopa de azeite, 1 dente de alho picado e sal a gosto. Para acompanhar, lave bem os legumes – pode ser cenoura, pepino, aipo, batata – e corte-os em forma de palito. Na hora de servir, insira os legumes no molho.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/filhos/alimentacao-saudavel-quatro-maneiras-estimular-apetite-criancas-757957.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s