A gestação e a importância de uma atividade física adequada

Atividade física e gravidez possuem uma combinação fantástica, assim como cuidados especiais.

Você sabia que durante a gravidez é importante fortalecer os músculos abdominais?

Os exercícios ajudam a manter a boa forma e também o pique durante a gestação, porém o cuidado com o abdômen merece atenção especial. “A musculatura abdominal forma uma espécie de prensa, que auxilia na hora da expulsão do feto durante o parto normal”, diz o pediatra e obstetra Sidney Tommazi Garzi.

Nos primeiros três meses de gravidez, não é recomendado nenhum tipo de atividade física, somente a partir do quarto mês, os exercícios estão liberados, mas com algumas recomendações.

ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GESTAÇÃO

É necessário a todas as gestantes um trabalho corporal a cada trimestre da gestação, para facilitar a adequação às alterações que ocorrem nesse período.
Uma melhor capacidade cárdio-respiratória facilita a realização das atividades domésticas; uma melhoria das condições musculares e esqueléticas ajuda na adaptação às mudanças posturais e no trabalho de parto.

Além disso, é de extrema importância a auto-estima, a convivência com outras gestantes e os sentimentos de segurança e de felicidade.
Os exercícios de ginástica garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões.

Ajudam também na oxigenação, na circulação e no controle da respiração. Já os exercícios desenvolvidos na água favorecem o relaxamento corporal, reduzem as dores nas pernas e o inchaço dos pés e mãos.

Antes do início dos exercícios, a gestante deve passar por consulta de pré-natal para ser avaliada pelo obstetra. Após a realização dos exames ele poderá liberar ou não a prática de exercícios. As mulheres que já praticavam atividade física e que nunca sofreram aborto espontâneo, podem continuar as atividades após adaptação para seu novo estado.

Já aquelas sedentárias devem iniciar os exercícios após a décima segunda semana de gestação. Não havendo problemas, os exercícios podem ser continuados até o parto, embora seja necessário reduzir a intensidade aos poucos. Após o parto normal, as atividades podem ser retomadas após 40 dias. No caso de cesárea, o médico avalia cada caso.

As atividades físicas mais recomendadas às mulheres grávidas são:

• Caminhada: é muito bom para a preparação para o parto, já que melhora a capacidade cárdio-respiratória e favorece o encaixe do bebê na bacia da mãe. O ideal é caminhar 3 vezes por semana, cerca de 30 minutos.

• Natação: trabalha bastante a musculatura. Atenção: apenas algumas modalidades são liberadas durante a gestação.

• Hidroginástica: são os mais indicados para as gestantes!

• Alongamento: ajuda a manter a musculatura relaxada e o controle da respiração.

O período gestacional é um período mágico para a família e principalmente para a mulher. Não ultrapasse seus limites e nem do seu bebê. Faça atividades físicas sempre com acompanhamento de um profissional de educação física qualificado e competente!!

Fonte: http://www.materlife.com.br/materlife/2011/02/a-gestacao-e-a-importancia-de-uma-atividade-fisica-adequada/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s