PODE OU NÃO PODE?

VERDADES E MENTIRAS SOBRE A SHANTALA

72

Recém Nascido não pode receber massagem: MENTIRA

Todo ser humano gosta de receber carinho através do toque, colo e abraços, não importando se tem horas de vida ou centenas de anos. A idade recomendada  para começar a prática da shantala é quando o bebê já tem algum momento desperto entre sono e mamadas, simplesmente para não atrapalhar seus ciclos. No comecinho, os recém nascidos tendem a passar o dia ou dormindo, ou mamando. Quando já houver um período em que o bebê está acordado, pode-se iniciar a prática sem medo de ser feliz.

 

 73

Não fiz quando era recém nascido, agora não adianta mais: MENTIRA

Claro que existem infinitos benefícios para recém nascidos. Mas quando se trata de massagear um filho, qualquer idade é idade, qualquer hora é hora. Não prenda-se nas recomendações, para não correr o risco de deixar o perfeccionismo atrapalhar o processo. Crianças mais velhas podem ser apresentadas à prática da shantala através de brincadeiras. Em breve, eles estarão massageando você.

 

74

Shantala é um tipo de massagem da medicina Ayurveda: VERDADE

Ayurveda é a medicina tradicional indiana, considerada a mãe de todas as medicinas. Shantala, é o nome dado por Leboyer, em homenagem à uma mãe de mesmo nome a quem ele acompanhou em uma sessão com seu filho, para a prática cadenciada, com movimentos específicos de massagem em bebês. Para a medicina Ayurveda, a massagem reintegra mãe e filho, que passaram pela primeira grande ruptura, a do nascimento, e vai equilibrando suas forças psíquicas. É a forma como a mãe pode suavizar para o filho seu início de vida fora do “templo sagrado” que é o útero, enquanto constroem juntos seus vínculos de amor.

 75

Meu filho não gosta de massagem: MENTIRA

Como toda atividade nova, especialmente para bebês já ativos e interativos e crianças mais serelepes, existe um período de adaptação. Eles brincarão com os óleos, se recusarão a virar de costas. Pode ser que demonstrem agitação ou realmente estranhem algum movimento. Mas nada disso significa que não gostem. Quer dizer simplesmente que estão se acostumando. Como tudo na vida persistência é o segredo. E como tudo para crianças, transformar em brincadeira, misturar com músicas, convidar à interação é um bom caminho para vencer os bloqueios, tanto dos filhos como das mães.

 

76

Bebês recebem mais massagem que crianças: VERDADE

Os especialistas em shantala e outras técnicas de massagem para bebês são unânimes: conforme eles vão crescendo, mesmo as famílias que adotaram a massagem como rotina passam a abandonar o hábito. As explicações são muitas, mas uma delas é exatamente a falta de disponibilidade e paciência dos adultos para lidar com crianças mais ativas e participativas, que interagem durante as massagens e não mais aceitam o processo sem um pouquinho de bagunça. Vale à pena lembrar, no entanto, que os benefícios de um toque amoroso, do calor de um abraço e da cura através das mãos – especialmente quando elas são de entes queridos – são indiscutíveis. Não importa a idade.

 

77

A Shantala tem benefícios fisiológicos comprovados cientificamente: VERDADE

Além de toda a bagagem cultural, filosófica e espiritual que as práticas da Shantala e outras técnicas de massagem em bebês representam, existem evidências científicas que corroboram e apoiam seu uso, para fins de saúde dos bebês. Os número indicam que a massagem melhora a qualidade do sono e diminuem os episódios e intensidade das famigeradas cólicas, uma vez que já se aponta a relação destas com o nível de stress do bebê e dos seus cuidadores. Além disso, estudos com bebês pré-termo ou abaixo do peso tem indicado melhora na absorção de nutrientes e consequente ganho de peso.

 

78

O melhor lugar para massagear o bebê é na cama ou no trocador: MENTIRA

A prática da massagem é uma iniciativa pró vínculo, ou seja, quanto mais próximos e conectados pele à pele mães e filhos estiverem, mais intensa a experiência. Tradicionalmente a massagem é feita no colo da mãe, que se movimenta entre a posição de lótus ou pernas estendidas. O bebê é acondicionado hora com a cabeça na sola dos pés da mãe, hora deitado sobre suas coxas. Para crianças mais velhas, que já não cabem nessa posição, os especialistas recomendam manter a proximidade do corpo, como for mais conveniente, e em último caso optar por cama ou trocadores.

 79

Não pode dar mamá antes da massagem: MENTIRA

Ou melhor, não é bem assim! Claro está que um bebê de estômago cheio não deverá receber movimentos vigorosos na região da barriga, o user colocado deitado imediatamente depois da mamada. Nem tampouco um bebê que esteja dormindo porque acabou de mamar deverá ser acordado para receber massagem. Mas a massagem não representa um fator de risco para a alimentação do bebê se for usada com bom senso: respeitando seus ritmos. A nossa especialista Priscila Castanho sugere que para bebês que mamam ao seio, o ideal é que se espere 30 minutos antes de colocar o bebê deitado, mas o ritual da shantala pode ser iniciado com sutileza, com uma brincadeira, um momento de carinho, logo depois do mamá. Para bebês que se alimentam com leite artificial, o recomendado é um interval de 50 a 60 minutos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s