Seu filho só diz NÃO?

Saiba como lidar com esse comportamento do seu filho

nãoE sabe que os pais podem ter muita influência nesse comportamento? Exatamente! Isso porque, quando lidam com os filhos, mães e pais utilizam muito mais o “não” do que o “sim”. Nos primeiros anos de vida, a criança quer descobrir o mundo e vai explorá-lo de todas as formas possíveis, inclusive de maneiras perigosas. E os adultos vão passar uma boa parte do tempo dizendo não, não e não. Com o tempo, a criança vai internalizando essas negativas e imitando os pais. Sem falar que nota a reação que causa com a palavra.

Por volta dos 3 anos, ela já tem vontade própria, está afirmando sua independência e isso pode fazer com que use bastante o não na hora de se expressar. Nessa fase, para ajudar a criança a não ser tão negativa, é importante que os pais tomem cuidado com as palavras, reforçando o sim, sendo mais afirmativos que negativos. Por exemplo: em vez de dizer “não pise na grama”, falar “ande pela calçada”. Outra forma de fazer isso é trocar o não por uma boa explicação. “Não precisa ceder, mas é necessário argumentar com a criança por que é que ela não pode se comportar daquela determinada maneira”, diz a psicopedagoga Neide Noffs.

Uma coisa que funciona bastante é fazer combinados com a criança. Tudo bem ela não comer um dia, se não está com fome e passar logo para a sobremesa (não é por isso que vai ficar doente!). Mas no outro dia tudo volta ao normal.

3 dicas práticas para 3 nãos

Não quero escovar os dentes!
Sempre que puder, faça isso ao lado dela. Encontre um dentista bacana e gentil e apóie as tentativas dele de melhorar a higiene bucal de seu filho.

Não quero trocar de roupa!
Defina regras sobre o uso de roupas. Fale sobre a importância da limpeza para que seu filho entenda por que é preciso lavar roupas.

Não quero comer!
Evite forçar a criança a comer quando não tem fome. Um dia só não vai prejudicá-la. Não use a culpa, dizendo que fez a comida com carinho… Misturar afeto e nutrição leva a desordem alimentar.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2013/10/seu-filho-so-diz-nao.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s