Como tornar seus filhos mais organizados

Desde pequenas, as crianças precisam aprender a cuidar de suas próprias bagunças. Saiba como estimular o senso de organização delas.

criancas-senso-organizacao-53052

O senso de organização precisa ser estimulado para que eles ajudem na casa
Foto: Getty Images

 

“Meus filhos têm 16, 14 e 8 anos e nenhum deles mantém as coisas no lugar. Já pedi, briguei e ameacei, mas eles continuam bagunçando a casa toda. Como fazê-los desenvolver o senso de organização?” (pergunta enviada por leitora)

Para evitar situações assim, o senso de organização precisa ser estimulado desde cedo. Crianças de 3, 4 anos devem aprender a guardar seus brinquedos. As mais velhas têm condições de fazer mais, como arrumar a própria cama e ajudar a tirar a mesa. Na verdade, é até mais difícil incorporar esses hábitos na rotina de garotos já crescidos, mas sempre é tempo de tentar reverter o quadro. Converse com os três sobre a importância de manter a casa em ordem e explique que essa é uma obrigação de toda a família. Priorize o diálogo sem deixar de ser firme, especialmente com os adolescentes, contestadores por natureza. É necessário ficar bem claro que a bagunça generalizada não será mais tolerada.

Monte uma agenda de organização envolvendo os três filhos. “Fixar horários para as tarefas de arrumação pode ajudá-los a assimilar esses hábitos”, opina a psicóloga Sueli Conte, diretora do Colégio Renovação, em São Paulo. Nos primeiros dias, execute junto o que foi estipulado como trabalho deles, certificando-se de que estão cumprindo exatamente o que foi combinado. Depois de ensinar como fazer cada coisa, permita que toquem sozinhos. Mas não deixe de supervisioná-los, porque é provável que, vira e mexe, não façam o que deve ser feito por livre e espontânea vontade. “Se faltar tempo para acompanhá-los diariamente, reserve uma ou duas horas uma vez por semana para isso”, sugere a organizadora profissional Adriana Saade, de São Paulo. Não tenha medo de exercer sua autoridade de mãe. Os garotos devem fazer o combinado mesmo que isso implique perder algo prazeroso, como um encontro com amigos, um programa de TV ou algumas rodadas do game favorito. “Filhos testam os pais o tempo todo. Eles pressupõem que, se não arrumarem suas coisas, alguém acabará fazendo”, alerta a pedagoga Andrea Bichara, do Colégio Seriös, em Brasília.

Lembre que a desorganização que hoje afeta a harmonia familiar pode se tornar um grande problema para seus filhos no futuro, a ponto de atrapalhar o desempenho na universidade e no mercado de trabalho. A punição não deve, no entanto, preceder o diálogo. “É essencial mostrar que se tentou resolver a questão da melhor maneira possível”, ressalta Andrea. “Na adolescência, até a bagunça é uma forma de marcar território”, diz a psicóloga Paula Birchal, do Núcleo de Desenvolvimento da Criança da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Persista sem ser intransigente.

Faça questão de que eles mantenham organizadas as áreas comuns e seja flexível nas individuais. Dê abertura para que ajudem a definir as regras de arrumação do respectivo quarto. Ao notar que você respeita o território deles, compreenderão que devem fazer o mesmo em relação aos espaços coletivos.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/familia/reportagem/filhos/como-fazer-seus-filhos-serem-mais-organizados-759107.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s