Conscientize-se da importância da amamentação

amamentando

Uma das maiores preocupações das mamães durante os primeiros meses do bebê é a alimentação. Mesmo aquelas que já estão na segunda gestação pra mais, ainda possuem dúvidas sobre qual o melhor procedimento para garantir um aleitamento tranquilo e sem preocupações. Listamos algumas curiosidades e informações úteis para quem é mamãe de primeira viagem e para quem simplesmente busca por novas fontes sobre o assunto.

Quais os benefícios do aleitamento materno?
O leite materno protege o bebê contra diversas doenças, entre elas a alergia, diarréias, infecções urinárias e respiratórias. Além disso, o ato de mamar fortalece a musculatura da boca do pequeno, melhorando a mastigação, o ato de engolir e a fala. Este é um momento único entre a mãe e o filho, por isto é muito importante que seja feito com carinho a fim de transmitir segurança e amor necessários para o desenvolvimento do bebê.

Qual a dieta mais recomendada durante o período de amamentação?
O pediatra Luciano Borges explica que não há um cardápio pré-determinado para a mãe que está em período de aleitamento. O ideal é alimentar-se da forma mais saudável possível e beber muito líquido durante o dia. O bebê absorve toda água e nutrientes do leite materno, por isso é importante que seu organismo esteja o mais equilibrado possível.

Posso armazenar o leite materno? Por quanto tempo?
Não há regras fixas para o armazenamento do leite materno. O ideal é dar-se um tempo de descanso, pois você acabou de passar por um parto. Os especialistas recomendam realizar a ordenha poucas semanas antes de voltar ao trabalho e a rotina do dia a dia. Faça tudo com calma, afinal, cada mãe e bebê possuem sua particularidade. O tempo de conservação do leite materno, segundo a Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, no congelador ou freezer da geladeira é de 15 dias. Caso seja armazenado somente na geladeira (geralmente a parte inferior) é de 24 horas na parte mais fria, usualmente na primeira prateleira. Se armazenado em temperatura ambiente, recomenda-se o tempo de 4 horas para a consumação do leite.

Dietas e regimes durante o período de aleitamento são recomendados?
O ato de fazer regimes e dietas a fim de perder medidas ganhas no período gestacional é extremamente perigoso. Como a mãe está em período de produção de leite e energia para a criança, seu organismo precisará de energias de sobra para produzir mais. Fazer algum tipo de dieta resultará na perda de massa magra, ou seja, músculos e energias. O ideal é investir em uma alimentação saudável, pois o ato de amamentar fará a mamãe voltar ao peso normal.

0025

Por quanto tempo deve-se amamentar o bebê?
Segundo a Organização Mundial de Saúde e o Ministério de Saúde, o período de aleitamento dura seis meses. As mamães que voltam ao trabalho ainda podem continuar amamentando, para isto é recomendado o armazenamento do leite (conforme dito acima). Um detalhe muito interessante é evitar o contato com mamadeiras neste período, pois desestimula a amamentação direto no peito da mãe. Após os seis meses, recomenda-se que o leite materno continue sendo oferecido em parceria com a alimentação complementar. A inclusão de novos alimentos durante as refeições fará o bebê perder o hábito de mamar.

Como faço para o bebê perder o hábito de mamar durante a idade de comer outros alimentos?
Uma tática muito eficiente para os bebês que não perderam o hábito de mamar é deixar o pai ou outra pessoa dar o alimento para a criança na hora das refeições. O bebê associa a imagem da mãe com o ato e automaticamente pede pelo peito na hora da fome.

Como fazer para o bebê arrotar?
A mamãe deve segurar a criança no colo e deixá-la em pé. Vale dar tapinhas nas costas a fim de agilizar o processo. O arroto é provocado pela ingestão de ar durante a sucção do leite. Se o bebê pegar no peito da forma correta e mamar bem, é possível que não arrote.

Fonte: http://emmafiorezi.com.br/blog/?p=3623

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s