Novo teste promete identificar autismo em bebês de dois meses

O diagnóstico do transtorno do espectro autista normalmente é feito aos 5 anos. A pesquisa poderá abrir portas para identificação e tratamento precoces

bebe_dormindoUma nova descoberta promete revolucionar o cenário médico do autismo. Cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, descobriram um teste que pode ajudar a detectar com precisão o transtorno do espectro autista. Usando um aparelho tecnologicamente avançado (eye tracking) para acompanhar o movimento ocular, os pesquisadores acompanharam como os bebês olham para o interlocutor, do nascimento até os 3 anos de idade. Os avaliados foram divididos em baixo e alto risco de desenvolver autismo, de acordo com fatores genéticos.

A surpreendente descoberta apresentada foi que crianças que mais tarde foram diagnosticadas com autismo já demonstravam diminuição no contato feito por meio dos olhos nos primeiros dois meses de idade. Vale lembrar que a falta de contato visual é mesmo um traço típico do espectro autista – apesar de outros fatores que sugerem o transtorno.

“Nós percebemos diferenças notáveis da intensidade com a qual bebês que mais tarde foram diagnosticados com o transtorno olhavam para os olhos das mães. Essa ‘lacuna’ na expressão começou a aparecer entre os 2 e 6 meses e se intensificava aos 2 anos”, declarou o pesquisador Warren Jones, em artigo publicado na revista científica norte-americana Nature.

Os pesquisadores agora vão expandir a pesquisa com mais crianças e combinar medições do eye tracking com exames de desenvolvimento cerebral e expressão dos genes. “Essa pesquisa vai abrir as portas para, no futuro, utilizarmos tecnologias semelhantes às usadas nos testes para identificar cada vez mais cedo os sinais de incapacidade social. Assim iremos reduzir deficiências que geralmente estão associadas ao autismo”, completou Jones.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2013/11/novo-teste-promete-identificar-autismo-em-bebes-de-dois-meses.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s