Conjuntivite bacteriana é mais comum em crianças

A conjuntivite bacteriana, caracterizada por uma secreção amarelada e purulenta, é mais comum entre crianças. Isso acontece, segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, porque elas estão com a imunidade em desenvolvimento.

Além disso, durante o verão o problema costuma ser mais frequente, pois elas permanecem por mais tempo imersas na água das piscinas ou mar, que podem funcionar como veículos de transmissão de bactérias.

Sintomas da conjuntivite

Alguns sintomas são muito comuns em crianças com conjuntivite, como olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira nos olhos, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada.

Como evitar conjuntivite

Como a conjuntivite é altamente contagiosa, o médico ressalta que é comum que uma única criança contamine toda a família. Para evitar que isso aconteça, é importante tomar alguns cuidados, como higienizar as mãos com solução de 70% de álcool depois de lavá-las, não compartilhar colírio, toalhas ou fronhas, não dividir a mesma cama e evitar coçar os olhos.

Tratamento para conjuntivite

O tratamento em estágio inicial pode ser feito com compressas de água morna. “Não desaparecendo os sintomas em dois dias a recomendação é consultar um oftalmologista que prescreva o colírio antibiótico mais adequado”, afirma o médico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s