Como fazer a criança acima do peso emagrecer?

Ter filhos saudáveis é o desejo de toda mãe. Mas, se a criança está acima do peso, o que é possível fazer para evitar que a situação saia do controle e chegue a um quadro de obesidade infantil?

Antes de qualquer medida, é essencial consultar um médico especializado que possa analisar o estado de saúde do pequeno e as causas para o aumento de peso. Apenas um especialista pode indicar o tratamento adequado, porém, algumas medidas adotadas pela mãe podem mudar a rotina e garantir a melhora da alimentação do filho.

Siga as dicas do médico especialista em medicina preventiva Dr. Fábio Cardoso.

Varie no cardápio – “Comer sempre os mesmos alimentos não é saudável. Há risco de deficiências nutricionais, mesmo que sejam alimentos saudáveis. É papel importante da família propiciar e estimular a experimentação dos alimentos, para que se evite vícios alimentares. Quanto mais restrita a alimentação, maiores os riscos”, garante o profissional.

Seja exemplo – Como cobrar hábitos saudáveis dos filhos se não temos? É preciso educar pelo exemplo, já que uma vida saudável deve começar dentro de casa. Pais com sobrepeso ou obesos, geralmente têm filhos com os mesmos problemas.

Menos tecnologia, mais ação – O chamado “lazer tecnológico” deve ter horário certo para acontecer e não deve durar mais do que 2 horas por dia. Com essa medida, sobrará mais tempo para o pequeno se movimentar.

Sono em dia – Dormir bem é essencial para combater a obesidade. Por isso, a criança deve ter o sono preservado, durando de 8 a 9 horas por dia.

Atividade física – É essencial na prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade, além de reduzir riscos de problemas de saúde como pressão arterial elevada. As crianças devem ser ativas em todos os dias da semana, por pelo menos 2 horas. Podem ser atividades como caminhadas, danças, brincadeiras, pedaladas na bicicleta, pular corda, jogar bola, andar de skate ou patins.

Dieta indicada por um profissional – Quem já está acima do peso precisa também de medidas dietéticas sob supervisão de um médico. O especialista deve indicar a redução da ingestão calórica, aumentando a ingestão de nutrientes. Para isso, escolha alimentos saudáveis, frutas, legumes verduras, cereais integrais com boa concentração de fibras e carnes magras.

Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/destaque/materia/como-fazer-crianca-acima-peso-emagrecer/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s