Alimentação do pai influencia saúde do feto

Que a alimentação da mãe antes e durante a gravidez é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê, não há dúvidas. A novidade revelada por uma pesquisa é que a alimentação dos pais no período que antecede a concepção também faz diferença na saúde do filho.

O estudo foi feito pela pesquisadora Sarah Kimmins, da Universidade McGill, no Canadá, e teve foco no consumo de ácido fólico ou folato, essencial para prevenir abortos e evitar problemas no nascimento da criança. A vitamina está presente em folhas verdes escuras, cereais, frutas e carnes.

De acordo com Sarah Kimmins, “apesar de o ácido fólico estar presente hoje em uma série de alimentos, os pais que consomem gordura, fast-food ou são obesos podem não ser capazes de de metabolizar o folato da mesma maneira que aqueles com os níveis adequados da vitamina. E sabemos que esta informação será passada pelo pai para o embrião, com sérias consequências”.

A pesquisa foi feita a partir de testes em camundongos e também através da comparação de filhos de pais com níveis adequados de folato e outros com folato insuficiente. Foi verificado que a deficiência de folato na dieta dos pais tinha relação com o aumento de 30% de aumento em defeitos no nascimento do bebê, como deformidades crâniofacial e espinhal, além de influenciar o surgimento de doenças a longo prazo nas crianças. Isso acontece porque, segundo o estudo, o esperma transporta uma memória dos hábitos do pai, como alimentação e estilo de vida.

Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/planejamento/materia/alimentacao-paterna-antes-da-concepcao-pode-influenciar-saude-bebe/

Anúncios

Uma opinião sobre “Alimentação do pai influencia saúde do feto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s