Gengivite na gravidez: sintomas e tratamento

Um dos problemas mais comuns durante a gravidez é o desenvolvimento de inflamação da gengiva, a chamada gengivite, que ocorre devido à alterações hormonais nesta fase. De acordo com o o cirurgião-dentista Mario Groisman, membro da Academia Brasileira de Odontologia e da Academia Americana de Periodontia, o problema afeta quase 50% das mulheres gestantes. Mas antes de buscar tratamento, é preciso saber quais procedimentos odontológicos estão ou não liberados durante o período gestacional.

Causas e sintomas da gengivite

A gengivite é causada diretamente pela placa, película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. “No estágio inicial os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que inserem dentes no osso ainda não foram atingidos. Mas se não houver tratamento da gengivite, ela pode evoluir para uma periodontite, que pode levar a danos permanentes aos dentes”, explica.

Os sintomas mais comuns da gengivite são vermelhidão, edema e sensibilidade, e pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma é a retração da gengiva, deixando os dentes com uma aparência alongada.

Tratamento da gengivite

gengivite-gravidez-sintomas-tratamento-2

Quando a gengivite na gravidez é causada pela placa bacteriana, a limpeza profissional faz-se necessária. Mas se ela for causada somente por causas hormonais, somente a escovação e passar o fio dental após as refeições já é o suficiente. “Somente o dentista poderá identificar a sua causa, por isso é necessário ir a uma consulta”, diz.

Se a gravidez for planejada, é indicada uma consulta preventiva antes da gestação. Caso isso não seja possível, a melhor época para o tratamento é o segundo trimestre, entre o quarto e o sexto mês. Isso porque no primeiro trimestre o bebê está se formando e deve-se evitar o uso de medicamentos. E no terceiro trimestre, a mãe está numa maior ansiedade devido a aproximação do parto. ”O tratamento da gengivite na gravidez consiste em limpezas dentárias no consultório dentista e manter uma correta higiene bucal no dia a dia, que também ajuda a prevenir”.

Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/gravida/materia/gengivite-na-gravidez-sintomas-e-tratamento/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s