Série tocante documenta o amor de uma mãe em seus últimos dias de vida na luta contra o câncer

Quando Carolynne St. Pierre, enfermeira de maternidade, foi diagnosticada com uma forma rara de câncer de fígado, ela sabia que não teria muito tempo de vida e decidiu passar seus últimos momentos dando muito amor para a família.

Carolynne tinha três filhos:  Melissa , Brian e EJ, e seu dedicado marido, Rich. Com a preocupação de que EJ, que tinha apenas 5 anos na época, não se lembrasse da mãe no futuro, St. Pierre tomou a decisão de submeter-se ao tratamento durante o tempo que pudesse. Enquanto isso, a fotógrafa e amiga da família Preston Gannaway, retratou cada momento da luta na série Remember Me, onde fotos revelam uma família dilacerada pela tragédia, mas ligada pelo amor.

Munida de uma câmera e de uma sensibilidade que fez com que ela ganhasse um Pulitzer Prize pelo projeto, Gannaway começou a documentar a família na primavera de 2006. Começou com objetivo de contar uma história sobre as dificuldades do equilíbrio entre a vida familiar e uma doença terminal, para o site  Concord Monitor, de New Hampshire. Mas depois que a matéria saiu, eles decidiram continuar.

A fotógrafa captou momentos comuns até outros absolutamente intensos e pesados, retratando uma família devastada pela tragédia com um dos seus entes queridos.

St. Pierre morreu em casa, em Fevereiro de 2007, com 44 anos de idade, mas sua história permanece viva nessas imagens. A série inteira foi feita durante 2 anos, e continuou mesmo depois de sua morte.

Preston-Gannaway

Carolynne senta na cama com EJ antes de ler uma história para ele dormir. Cada noite que ela pode fazer isso tinha um valor incrível para a família.

Preston-Gannaway-3

Carolynne acena enquanto assiste a EJ brincar na praia em New Castle Island. As viagens em família inspiraram Carolynne a continuar com seu tratamento com a esperança de que ela poderia estar por perto em mais um verão.

Preston-Gannaway-5

Rich passa um tempo descansando com Carolynne no Hospital Concord. Ela deu entrada por causa de uma infecção na sua glândula salivar.

Preston-Gannaway-8

Carolynne assiste a EJ brincar na janela, enquanto Rich está fora numa viagem de negócios. Carolynne diz que ela se fica preocupada em levar EJ para brincar lá fora, porque ela não tem mais energia para acompanhá-lo.

Screen-Shot-2014-02-25-at-12.35

Na Waters Funeral Home, Richard Jacques mostra para Rich a seleção de caixões. Rich começou a fazer os preparativos para o funeral um pouco antes do Natal, quando os médicos disseram que Carolynne poderia não viver até o fim do ano.

Preston-Gannaway-4

Carolynne faz uma pausa para se recompor, enquanto grava um vídeo para seus filhos. Sua irmã, Sara Matters e sua prima Anna Stoessinger lhe dão conforto. Os médicos tinham dito que ela viveria somente por mais algumas semanas ou meses.

Preston-Gannaway11

No último dia de sua vida, Carolynne está cercada pela família em seu quarto. Em outro cômodo da casa, Melissa se prepara para o campeonato de ginástica que ela participaria. Conforme Carolynne foi ficando mais doente, Melissa foi passando mais tempo longe de casa. Ela e seus irmãos mais novos encontraram suas próprias formas de lidar com a morte iminente da mãe. Melissa disse mais tarde que não sabia que mãe iria morrer naquele dia.

Preston-Gannaway-7

Rich beija Carolynne no momento de sua morte. A sua família a confortou e ficou do seu lado nos últimos momentos, como ela tinha desejado.

Untitled-210

A família e amigos choram e se reconfortam no funeral de Carolynne.

Preston-Gannawaa

Cansado, Rich diz que só quer que aquele dia acabe.

Pr

A pedido de EJ, Rich leva os nuggets com formato de dinossauro para o banheiro, onde EJ pode vê-los.

Pp

Rich dá uma bronca em Brian depois que ele começou uma briga enquanto visitava o túmulo da mãe. A situação vai ficando cada vez mais complicada, e Rich diz que ele sabe que não vai conseguir cuidar das crianças sozinho.

P1

Rich e EJ plantam árvores no quintal em homenagem à Carolynne.

PG

No primeiro dia de escola de EJ, a família o acompanha até a Beaver Meadow Elementary School. Uma das metas de Carolynne era viver o bastante para ver EJ começar a estudar. Porque ela não estava lá, a família e amigos foram dar o apoio.

Preston-

Rich visita Brian no programa terapêutico que fez em meio a natureza na Carolina do Norte. Os problemas com Brian foram crescendo em casa e Rich decidiu enviá-lo para passar o verão longe. Rich disse que viu muito mais paz em seus olhos quando ele voltou.

P2

Sentando num balanço no lado de fora da sua nova escola na Carolina do Sul, Brian chora na hora de se despedir do pai. Brian falou que não queria que Rich fosse embora. Rich tentou garantir que um ano fazendo um trabalho terapêutico na escola, faria com que ele ficasse mais forte e conseguisse lidar melhor com sua dor.

Todas as fotos  © Preston Gannaway/Concord Monitor

Fonte: http://www.hypeness.com.br/2014/04/serie-dolorosa-documenta-o-amor-de-uma-mae-em-seus-ultimos-dias-de-vida/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s