Convivendo com os animais desde cedo!

Para as crianças, os animais são como melhores amigos: são dóceis, divertidos e, mais do que tudo, têm a mesma altura.  O cão é o melhor amigo do homem, inclusive das crianças. É bastante comum nos depararmos com famílias que adotam cães, mesmo com filhos ainda pequenos. Além de divertir e animar o ambiente, tal atitude pode ser proveitosa, ainda, para a saúde e o desenvolvimento intelectual da criança. Estudos apontam que a relação entre cães e crianças pode estimular até mesmo o raciocínio, contribuindo diretamente com o aprendizado das mesmas.

tumblr_mzm2593RKt1qbxzgvo1_1280

Proteção, carinho e amor

Ao contrário do que a grande massa imagina, os cães adaptam-se facilmente às crianças. Basta lembrar o nível de proteção que a raça canina dispõe para com seus filhotes. Num ambiente doméstico, tal proteção é submetida à criança já que, para os cães, as crianças são seus “filhotes humanos”.

Porém, apesar da proteção instintiva, é preciso manter-se atento ao início desta relação. Bebês muito novos podem se assustar com a presença do amigo de 4 patas, principalmente pelo fato de que, sem querer, o animal pode tentar se defender e acabar machucando a criança. Em situações como esta, o ideal é permanecer sempre alerta, próximo ao animal e à criança.

tumblr_m2gzklyPH71qfm87to1_1280

Benefícios relacionados à saúde

A presença de um cãozinho em casa pode atuar diretamente na prevenção e tratamento de doenças, ocasionando uma rotina bem mais saudável à criança. Dentre os principais tópicos destacados por especialistas, podemos citar:

Diminuição do risco cardíaco: pesquisas realizadas pela Associação Americana do Coração comprovaram que ter um cão em cada reduz consideravelmente o risco cardíaco, inclusive nas crianças. O resultado é explicado pelo fato de o companheiro animal estimular a atividade física e, diretamente, o trabalho cardiovascular. Tal estímulo é obtido através de brincadeiras, corridas e caminhadas junto ao animal.

Fortalecimento do sistema imunológico: já uma pesquisa realizada na Finlândia atesta que a convivência entre cães e crianças favorece o fortalecimento do sistema imunológico, reduzindo o risco de desenvolvimento de alergias e crises asmáticas. Crianças que mantem mais contato frequente com cachorros são menos propensas à doenças respiratórias infecciosas.

1939658_671711396257946_7834971716380757884_n

Suporte a crianças diabéticas: os diabéticos, tanto adultos como crianças, apresentam uma alteração química por conta da queda nos níveis de glicose. Tal alteração produz um odor característico, muitas vezes não detectado pelo portador da doença. Neste ponto, os cães são grandes médicos: através do faro, os animais conseguem identificar o odor diferenciado e avisar ao dono. Quanto mais próximo da criança, mais facilmente o cãozinho conseguirá identificar a alteração.

Aumento da expectativa de vida: Não há como negar que crianças que convivem com cães passam dias mais felizes e divertidos. Tal felicidade é diretamente responsável pela longevidade. Em adendo, a relação criança-cachorro também é benéfica para a redução de níveis de estresse e crises nervosas.

Benefícios relacionados ao desenvolvimento

Como mencionamos lá no início do artigo, a relação cães-crianças também é interessante para o desenvolvimento intelectual das crianças, atuando diretamente no estímulo da concentração e na interação social. Confira abaixo algumas das vantagens relacionadas ao desenvolvimento:

Melhora da leitura: segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, crianças que convivem com cães melhoram consideravelmente suas habilidades na leitura – em cerca de 12%. A explicação científica envolve um mundo de sonhos: segundo os especialistas, quando na presença de um cão, as crianças pensam estar lendo histórias para o animal, esquecendo-se do seu próprio aprendizado. Desta forma, o estímulo torna-se completamente satisfatório.

Benefícios da Relação Entre Cães e Crianças

Melhora do desempenho escolar: viver com um cão envolve a necessidade de criar uma rotina diária (alimentar, dar banho, passear etc). Esta lista de tarefas favorece a concentração, bem como a noção de responsabilidade com as tarefas da escola.

Controle dos transtornos de déficit de atenção: além de auxiliar no desempenho escolar, manter uma rotina diária com os cães pode ser uma boa opção para controlar o transtorno infantil do déficit de atenção com hiperatividade . Manter a agenda diária ocupada com os afazeres provoca o aumento da autoestima, o bem-estar e a interação social.

tumblr_lxio8skrOT1qbkitzo5_1280

E você, já pensou em ter um cãozinho em casa para fazer companhia aos seus filhos? Tenha a certeza de que esta pode ser uma relação excelente para o seu pequeno, e que vai muito além do amor. Aposte nos amigos de 4 patas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s