Hora da Papinha! Receitas de verão para crianças!

“Dar comida para o bebê pode ser cansativo, sim – e não tem problema achar isso. Mas é um ótimo exercício para fortalecer o vínculo com a crianças. Confira nossas dicas para esse momento ser prazeroso para você e o seu filho. No começo pode ser cansativo, sim. E não tem problema achar isso. Mas, com bom humor e paciência, essa nova etapa pode ser muito prazerosa para vocês dois.”

Paciência + Paciência

Isso é tudo o que você precisa ter na hora de alimentar seu filho. A pressa só atrapalha. Respeite o tempo dele. O melhor a fazer é assumir que a operação toda pode demorar e tirar aquela hora para fazer apenas isso. Bom humor também é fundamental, para rir das cuspidas e das carinhas de “não” que os bebês rapidamente aprendem a fazer. Ele está aprendendo a comer e esse momento deve ser cheio de prazer e diversão para vocês dois. Quando a criança não quer, não insista. Nessas horas é muito comum ir direto para a sobremesa, só para ver o filho comendo alguma coisa. Nada de ansiedade. Muitas vezes, 15 minutos é o que ela precisa para aceitar o almoço numa boa. Tente durante um tempo antes de desistir. Lembre-se também que o truque que deu certo hoje pode não dar certo amanhã. Vai ter dias emque ela realmente comerá pouco. Com o tempo e a convivência, você entenderá melhor o ritmo dela e sua forma de se alimentar.

Cadê o apetite?

A criança está aprendendo a comer. Vai passar por uma fase de conhecer a comida e talvez até a rejeite. Com o tempo, torna-se mais seletiva. Depois, a exploração do ambiente e as brincadeiras ficam mais interessantes do que os alimentos. A tendência é que seu apetite diminua. Se não acontece isso também com a expectativa dos pais, todo mundo fica ansioso e o momento de comer passa a ser temido. Não deixe a situação chegar a isso. E esqueça alguns mitos. Não há problema em outras pessoas alimentarem seu filho se você sentir que não tem paciência para isso.

Onde comer?

O primeiro passo é ter um cadeirão há várias opções de modelos e preços nas lojas. As versões dobráveis e com rodas são mais práticas. O segundo é escolher o local onde seu filho vai ser alimentado. Na maioria das vezes, o melhor é colocar o cadeirão na própria mesa de refeição da família, assim a criança observa os adultos e tenta imitar. O ideal é que ela se acostume a comer sem depender de distrações, como brinquedos e televisão.

Algumas dicas importantes para não atrapalhar na hora da papinha:

– Desligue a TV. A imagem desvia a atenção da criança, impedindo-a de identificar o sabor, a cor e o aroma da comida.

– Dê atenção à rotina, aproveite este momento! Não tenha pressa. Nem adianta achar que vai dar a comida para o seu filho em 15 minutos e, depois, voltar ao trabalho. A pressa só atrapalha. Respeite o tempo dele.

– Preste atenção na criança. Esqueça o telefone, o chefe e as contas a pagar, e deixe-se envolver nessa gostosa e demorada tarefa. Do contrário, seu filho pode associar a refeição a algo mecânico e chato. Ou, o que é pior, sentir-se desprezada.

– Não utilize brinquedos, eles podem desviar o foco da criança neste momento.

– Não force comida, se a criança não está com apetite não faça descer garganta abaixo. E não ofereça leite ou outro alimento, como a sobremesa, para ele não se acostumar com a troca.

 –  Deixe ele comer com as mãos,  faça com que ele se envolva de verdade, esqueça seus princípios de limpeza e organização. Ele precisa conhecer a textura, a cor e o sabor dos alimentos. Deixe-o pegar na comida, prová-la com as mãos, lambuzar-se, tentar comer com a colher mesmo sem acertar a boca. Nada que um bom banho não resolva depois.

– Corte as guloseimas. Lanchinhos podem, sim, alterar o apetite e interferir na refeição seguinte.
Acompanhe abaixo algumas receitinhas deliciosas para você preparar para seu bebê:

Gelinho delícia

7 morangos em pedaços

1/2 limão-siciliano em pedaços
14 folhas de hortelã

Espalhe os ingredientes por uma forma de gelo, complete com água mineral ou filtrada e leve ao congelador até endurecer.

Minicheesecake cups

1/2 xícara de bolacha maizena triturada
1/4 xícara de castanhas tostadas e trituradas
200g de ricota
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara de açúcar
2 gemas
Geleia de frutas vermelhas

Misture a bolacha e as castanhas e forre o fundo de copinhos ou taças. Em uma panela, misture a ricota esfarelada com o

creme de leite, o açúcar e as gemas e mexa em fogo baixo até engrossar.

Encha os copinhos e leve para gelar. Na hora de servir, cubra com a geleia misturada com um pouco de água.

Panquequinhas com compota de frutas frescas

Massa
1 ovo
1/5 xícara de leite
1/5 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
1 colher (café) de fermento em pó
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Compota
1 manga em cubos grandes
2 bananas-nanicas em rodelas
12 morangos em pedaços grandes
2 paus de canela
3 colheres (sopa) de açúcar demerara
Suco de 1 laranja

Massa
Bata o ovo, o leite, a farinha, o açúcar e o fermento no liquidificador. Derreta um pouco da manteiga em uma frigideira antiaderente e, com uma

colher de sopa, despeje pequenas porções da massa. Deixe dourar de um lado e vire.

Repita a operação com a massa restante e reserve.

Compota
Misture todos os ingredientes e leve para ferver em fogo médio por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar ou gelar e sirva com as panquequinhas.

Picolés bicolores de manga e amora

Suco concentrado de manga

Suco concentrado de amora
Açúcar ou mel a gosto

Adoce um dos sucos e coloque em forminhas para picolé. Deixe congelar até endurecer, com um apoio embaixo para que fique torto no congelador.

Complete com o suco restante adoçado e leve novamente ao congelador até endurecer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s