Recém-nascido com dente?

Apesar de raros, existem bebês cujos dentinhos nascem logo no primeiro mês de vida. Os casos são mais frequentes em meninas.

É por volta dos seis meses que começam a nascer os primeiros dentinhos do bebê.  Entretanto, podem ocorrer casos em que um ou mais dentes estão presentes ao nascimento, sendo estes chamados de dentes natais. Também podem ocorrer casos em que um ou mais dentes erupcionam na cavidade bucal no período compreendido entre o nascimento até um mês de idade, sendo conhecidos como dentes neonatais.

A ocorrência de dentes natais é relativamente rara, com uma frequência de um caso para cada 2.000 nascimentos. Dentes natais são encontrados mais frequentemente do que os neonatais numa proporção de três para um. E ocorrem mais frequentemente no sexo feminino. Os dentes mais associados a esta anomalia são os incisivos centrais inferiores, já que comumente são os primeiros a nascer na cavidade oral da criança.

É muito importante que os pais, percebendo essas alterações na cavidade bucal de seu filho, procurem o Odontopediatra o mais rápido possível para realizar o correto diagnóstico e tratamento.

Os dentes natais e neonatais já são os dentes de leite do meu filho?

Em cerca de 95% dos casos, são dentes da série normal, ou seja, dentes de leite e somente em raros casos são considerados dentes supranumerários (que é um dente a mais que a criança tem, então o dente de leite continua dentro do osso do bebê e provavelmente só vai erupcionar na época correta e este dentinho que se formou além dos normais, acaba erupcionando antes da hora).

Como o Odontopediatra consegue saber se é um dente normal ou um supranumerário?

Através do exame radiográfico. Muitos pais podem se preocupar em expor o bebê a uma radiação tão precocemente, porém, neste caso é fundamental para fazer o diagnóstico, pois sendo um dente a mais, fora da dentição normal, indicamos a extração.

O correto diagnóstico é importante para definir se o dente natal ou neonatal faz parte da dentição de leite normal ou se é supranumerário, evitando-se, assim, extrações indiscriminadas, visto que a remoção prematura desses dentes pode causar perda de espaço nos arcos dentários em desenvolvimento, com consequente má-oclusão na dentição permanente. É muito importante consultar seu Odontopediatra.

Os dentes Natal e Neonatal representam um problema para meu bebê?

Como esses dentes erupcionam antes da hora não apresentam a mineralização completa, então é um dente com maior chance de desenvolver cárie precoce na infância e podem ter má formação de esmalte e dentina.

Podem ainda nascer com a forma alterada (cônicos), amarelados e com formação de raiz escassa, podendo apresentar mobilidade em função da formação radicular ainda em estágio inicial. É importante que os pais já iniciem a higiene desses dentes, por serem imaturos, prevenindo o desenvolvimento de lesões de cárie.

Qual a causa para o nascimento de dentes natal e neonatal?

Existem algumas possibilidades, tais como a posição superficial do germe dentário, infecção, efeitos da sífilis congênita, erupção acelerada por pico febril ou estímulo hormonal, deficiências dietéticas e associação com síndromes, como a displasia ectodérmica.

E o que é a doença de Riga-Fede?

A presença de dentes natais ou neonatais pode resultar na formação de uma úlcera traumática na base da língua do bebê, conhecida como doença de Riga-Fede. A dor provocada pela lesão pode levar a desidratação e dificuldades na amamentação, além de aumentar o potencial de infecção na área.

Fonte: http://www.chrisflores.net/saude/3/materia/1626/recemnascidocomdente.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s