Mau humor infantil!

“O mau humor infantil pode ser apenas uma fase ou um problema grave!”

É comum escutar várias interpretações para os pequenos que acordam de manhã com intenso mau humor. Muitos pais acham que é o temperamento da criança e que ela age assim porque nasceu assim. Alguns ainda pensam na possibilidade de ser uma herança genética, principalmente quando esta é também a característica do pai ou da mãe.

É claro que a criança pode, por identificação, repetir os mesmos mecanismos de um dos pais. Ela repete, sem se dar conta, uma maneira de agir dos adultos, como se assim pudessem ser compreendida por eles.

“Banalizar também a situação afirmando ser apenas uma característica específica da criança é simplificar demais um movimento que pode ter por trás aspectos seríssimos.”

É bom lembrar que a comunicação entre pessoas não se dá apenas através do diálogo! A forma como age, isto é, todas as formas de expressão do corpo, são tentativas de comunicação.

Não se pode também pensar que a criança que apresenta mau humor é mimada ou temperamental. Banalizar também a situação afirmando ser apenas uma característica específica da criança é simplificar demais um movimento que pode ter por trás aspectos seríssimos. Por isso, é preciso investigar e até mesmo perceber se junto com o mau humor outros sintomas aparecem. Alguns deles, como insegurança, sono agitado ou insônia, medo de ficar sozinha ou desejo de estar sozinha ao longo do dia, perda de apetite e falta de vontade de brincar podem estar sinalizando problemas com relação ao desenvolvimento emocional da criança.

O mau humor infantil que acontece pelas manhãs, entre várias possibilidades, pode estar remetido à ansiedade e angústia sentida frente ao que está por vir, isto é, pelas atividades e encontros que terá ao longo do dia.

A criança, quando pequena, nem sempre tem recursos para falar o que sente diante de um problema vivenciado por ela. O que quero dizer é que muitas vezes não consegue encontrar palavras ou nem mesmo sabe ao certo o que acontece com ela e o que está sentido. O corpo, então, entra como um instrumento usado para expressar seus sentimentos.

Algumas delas também se sentem intimidadas em falar sobre seus conflitos ou até podem estar sendo ameaçadas para não relatar algum fato específico, como por exemplo, maus tratos. Sendo assim, é preciso ouvir as reações infantis com muita atenção!

É importante considerar em que momentos do dia esse mau humor acontece, se é só durante a semana ou também nos finais de semana. Se é só ao acordar ou se tem oscilação de humor ao longo do dia…

Fonte: http://bebe.bolsademulher.com/1-a-3-anos/materia/mau-humor-infantil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s