Sintomas da gravidez que merecem atenção!

Viver a gestação tem seus prazeres, aventuras e descobertas. Buscar informações sobre as mudanças no corpo e na saúde são fundamentais para saber o que deve ou não ser tratado com urgência. Por isso, selecionamos alguns sintomas que merecem atenção e outros nem tanto.

Dor de cabeça: é o sintoma mais comum durante a gravidez, pois está relacionada a tensão dos músculos e situações de stress. Para isso, é recomendável que a gestante faça alongamentos e relaxamento do pescoço, bem como do corpo. Nada de tomar comprimidos à toa, hein! Casos intensos de dor de cabeça merece uma atenção especial com um médico.

Dor nas costas: devido à mudança do eixo postural durante esta fase, é natural que toda gestante tenha dor lombar. A prática de exercícios físicos é fundamental, acompanhados de hidroginástica, acupuntura e alongamentos antes de dormir.

Cólica: comuns no primeiro trimestre de gestação, as cólicas simbolizam a adaptação do útero ao crescimento fetal. Cólica leve e sem sangramento não é sinal de perigo e desaparecem entre a oitava e décima semana. Para driblar estes incômodos, vale a pena tomar banho morno, uso de bolsa de água quente e alongamentos melhoram a dor. Se a cólica for intensa e acompanhada de sangramento vaginal, procure um médico imediatamente.

Prisão de ventre: outro sintoma comum da gestação, a prisão de ventre significa a constipação intestinal decorrente da progesterona. Tomar bastante líquido e ingerir alimentos integrais ricos em fibras pode amenizar o problema.

Enjoo: extremamente comum entre as grávidas, os enjoos significam que a placenta está produzindo altos níveis de hormônio – um bom sinal. Eles costumam aparecer logo pela manhã, por isso a dica é comer algo sólido logo cedo e se alimentar a cada três horas. Caso a grávida esteja vomitando muito e não conseguir se alimentar direito, um médico deve ser consultado. Quando o enjoo vem acompanhado de febre, pode ser sinal de apendicite. Caso esteja acompanhado de dor de cabeça, pode estar associado à meningite.

Postado por Emma Fiorezi em Gravidez, Saúde
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s