Mais presente na vida do seu filho!

Como aproveitar melhor o tempo diário com as crianças, mesmo quando ele é curto!

0000263570528_MATERIA

Trabalho, compromissos, trânsito: é cada vez maior o tempo que os pais precisam dedicar às suas atividades, e cada vez fica menor o tempo em casa com as crianças. No entanto, entre 1 e 3 anos de idade, o principal interesse dos pequenos é pelos pais. Eles ainda não ligam muito para círculos de amigos e quase não brincam sozinhos, por isso é fundamental refletir sobre como incluir as crianças na rotina dos pais, para que o tempo disponível com elas, ainda que curto, seja bem aproveitado. Confira nossas dicas.

Aproveitar a rotina da casa: As crianças gostam de acompanhar os adultos enquanto eles fazem suas coisas, seja em casa, seja na rua. Por isso, é interessante convidar a criança a participar das tarefas por exemplo, mantê-la junto na cozinha durante o preparo de uma refeição, convidá-la a organizar as coisas para sair ou incluí-la na arrumação de um armário. Vale pedir pequenas ajudas, mas as crianças também podem ficar apenas brincando ou olhando, pois se sentem satisfeitas apenas por participar.

Ler todos os dias: Um dos momentos de maior conexão entre pais e filhos pequenos é quando os pais contam histórias. Os pais que saem muito cedo podem se esforçar para estar em casa à noite, na hora de colocar o filho na cama, e dedicar um tempo para a leitura ou a contação de histórias. Para os que chegam muito tarde, o momento da história pode ser pela manhã. O mais importante é manter o hábito diário.

Fazer refeições em família: É importante a família se reunir à mesa todos os dias, pelo menos para uma refeição em que todos estejam presentes. A criança aprende pelo exemplo e tende a se alimentar melhor se estiver na presença daqueles que mais ama.

Dormir juntos: Não precisa ser a noite toda, mas, se os pais sabem que ficarão fora durante um longo período, é interessante que procurem deitar com a criança por um tempo. Pode ser à noite ou mesmo pela manhã, para que ela sinta a presença física dos pais e seu acolhimento.

Bater papo: A criança entre 1 e 3 anos fala pouco, mas também precisa de comunicação. Ao chegar, pai e mãe podem sentar com ela e estimulá-la a contar o que viveu no dia. A conversa nessa idade é breve, mas muito importante na rotina familiar.

Planejar momentos especiais: Muitos pais chegam em casa depois de um dia cansativo e não têm pique para atender à demanda dos filhos. Por isso, é bom reservar um momento especial na semana para fazer algo de que eles gostam muito, seja uma brincadeira ou mesmo um breve passeio. Com essa dedicação fica mais fácil eles entenderem melhor as ausências e aproveitarem os bons momentos juntos.

Fonte: http://mamae-e-bebe.bebe.abril.com.br/mais-presente-na-vida-seu-filho/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: