Noites melhores com a criança!

Noites insones, bebês que dormem muito e outros que dormem pouco. Como a família pode lidar com o sono do bebê para que as noites de todos fiquem melhores? Confira as dicas da especialista em sono materno-infantil Patricia Dias.

178384200_materia

O ciclo do sono leve

Bebês possuem um ciclo de sono mais curto que o dos adultos, com sonecas de 45 minutos em média. Além disso, passam mais tempo no sono considerado leve, o que os faz despertar mais vezes. Conforme o bebê cresce, o sono também atinge um amadurecimento, permitindo que ele durma por mais tempo. A maioria dos bebês acorda duas ou três vezes durante a noite até os 6 meses, e uma ou duas vezes até 1 ano de idade  isso faz parte da natureza. Os bebês precisam acordar por questão de sobrevivência; seu mecanismo de defesa mantém o sono leve para permitir o despertar fácil em alguma situação ameaçadora ou desconfortável (como fome, sede, dor ou fralda molhada). Esse padrão facilita seu desenvolvimento cerebral e físico.

Dorme bebê, dorme mamãe!

Para que todos consigam descansar mesmo com noites pausadas, é muito importante manter uma rotina e um ambiente de sono tranquilo, evitando interferências incômodas, como calor, frio, claridade ou barulho excessivo. O ideal é que a mãe aproveite para dormir junto com o bebê; no entanto, normalmente, as mães aproveitam para fazer as atividades cotidianas enquanto os pequenos cochilam, e assim todos acabam cansados e com muito sono. Recomenda-se, então, que a mãe priorize seu descanso enquanto o bebê está dormindo, uma vez que o sono materno ficará “defasado” por um tempo, já que a necessidade de sono do adulto é diferente da do bebê. A mãe deve amamentar a criança sob livre demanda, principalmente durante o dia, pois, bem alimentada, diminuem as chances de despertares noturnos por fome (além das necessidades básicas).

A noite toda, mas aos poucos

Quando se fala em dormir a noite toda para um bebê, consideram-se 5 horas consecutivas, e isso não é exatamente o que a maioria dos pais entende como uma boa noite de sono. A quantidade de horas de sono necessárias varia de bebê para bebê. Alguns precisam dormir mais, outros menos; alguns acordam mais tarde, outros mais cedo; não há uma regra. O mais importante é que os pais estejam atentos às necessidade físicas e emocionais de seu filho, respeitando seu padrão de sono e sendo realistas em relação às expectativas.

Bons hábitos começam desde cedo

Criar bons hábitos de sono, estabelecendo uma rotina, respeitando os horários que o bebê quer e precisa dormir e se alimentar são dicas preciosas para a família engrenar em um bom ritmo. Vale lembrar que, quanto mais cansado o bebê estiver, mais difícil será para dormir, pois bebês cansados ficam agitados. Assim, é importante estar sintonizado com o momento em que ele apresenta os primeiros sinais de que está com sono e tentar colocá-lo para dormir. Os bebês gostam de rotina e precisam dela! Além disso, estão acostumados com as sensações do útero materno, por isso buscam sempre aconchego.

Muito cedo para dormir sozinho

Os bebês sabem dormir, mas não sozinhos. Normalmente precisam da ajuda dos pais para confortá-los e choram quando ficam incomodados. Por isso, deixar chorar para dormir sozinho não é uma solução. Isso não fará o bebê aprender a dormir, apenas pode fazê-lo sentir-se abandonado, sem ter suas necessidades atendidas. Se acabar dormindo, será por esgotamento de tanto chorar, o que não traz um bom descanso. Se a família estiver com dificuldades em lidar com o sono do bebê, pode procurar um especialista em sono materno-infantil, que analisa com cuidado e carinho cada caso, orientando os pais para noites mais felizes.

Fonte do Site: http://mamae-e-bebe.bebe.abril.com.br/noites-melhores-com-crianca/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: