Achocolatados podem limitar benefícios do leite à boa formação dos ossos na juventude!

Segundo nutricionista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), o mesmo se aplica aos laticínios com sabores artificiais

Uma coisa sempre há em comum no café da manhã de crianças e adolescentes: o chocolate quente! Apontada pelos pais como saudável e até obrigatória, em muitos casos, a bebida realmente funciona como uma importante fonte de energia para o início do dia. Contudo, é preciso ter cuidado com a quantidade de achocolatado que se utiliza na mistura. “Exageros prejudicam a absorção de cálcio e podem limitar os benefícios do leite à boa formação dos ossos na juventude. Afinal, quanto mais consumirmos o nutriente entre a infância e a adolescência, mais resistente será o nosso esqueleto na fase adulta”, diz a nutricionista Barbara Peters da comissão científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometaboli smo (ABRASSO).         

Achocolatados

Barbara explica que o problema com os chocolates em pó (ou o cacau em pó) é que eles contêm uma grande quantidade de açúcar, aumentando a eliminação de magnésio na urina, nutriente importante para a saúde óssea. Além disso, contêm uma substância chamada oxalato que inibe a absorção intestinal do cálcio. “É importante que as mães fiquem atentas e observem como as crianças e jovens estão preparando o seu chocolate quente para não deixá-los exagerar na quantidade de cacau em pó. Outra dica, é tentar substituir ou revezar o consumo de achocolatados com a ingestão de vitaminas de frutas ou de sucos naturais”, sugere a nutricionista. “Vale lembrar que o espinafre, a beterraba e o quiabo são outros alimentos ricos em oxalato. Apesar disso, eles apresentam outras vitaminas e minerais que são tão benéficas ao osso quanto o cálcio. Portanto, não é preciso deixar de consumir esses alimentos”, acrescenta.

Sabores artificias

De acordo com Barbara, os sabores artificiais inseridos nos laticínios também diminuem os benefícios do leite para a saúde óssea. Ela explica que para dar gosto a iogurtes, danoninhos e vitaminas com sabores artificiais de fruta, por exemplo, as empresas alimentícias também precisam recorrer ao sódio. “Quanto maior a ingestão dessa susbstâncias, maior será a eliminação de cálcio na urina. Por isso, assim como no caso do leite, o melhor a fazer com os iogurtes é misturá-los com frutas de verdade e, se possível, com cereais, cujas fibras também podem, entre outros benefícios, ajudar no funcionamento do intestino”, conclui a nutricionista da ABRASSO.

Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/achocolatados-podem-limitar-beneficios-do-leite-a-boa-formacao-dos-ossos-na-juventude/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s