Como produzir mais leite materno

Pergunta clássica e que costuma ser feita quando a mãe já está desesperada com o bebê chorando sem parar: como faço para produzir mais leite materno?

O problema ocorre porque seu corpo está reagindo a algo errado. Mas não se desespere, pois é perfeitamente reversível. A dificuldade de fabricação do leite geralmente é reflexo de problemas emocionais, entre outros fatores.

Vamos explicar direitinho os principais motivos para a produção insuficiente de leite e como corrigi-los.

Ansiedade, estresse, cansaço, tensão pós-parto e dores relacionadas à gravidez e amamentação podem reduzir a produção de leite, já que esses fatores jogam no corpo da mulher hormônios que inibem a descida do leite materno.

Busque a causa do estresse que te domina e tente domá-lo. Se dê o direito de repousar de verdade. Procure superar ou enfrentar situações difíceis de maneira mais harmoniosa e peça um pouco mais de apoio do papai ou outra pessoa nos afazeres domésticos. O corpo da mulher às vezes funciona como uma bomba-relógio. Aprenda a desligar esse artefato, pois a calmaria, de uma forma bem didática, auxilia no funcionamento adequado do corpo.

Outra razão para o pouco leite é a amamentação incorreta ou (e) insuficiente do bebê. Quanto mais você der de mamar corretamente, mais o seu corpo vai produzir leite materno. É algo natural do corpo. O prazer em ver o fofinho mamando perfeitamente acaba liberando mensagens positivas ao cérebro, que automaticamente, “autoriza” a produção de mais e mais leite.  

Tanto é que se a amamentação estiver perfeita, você vai ter leite para dar de mamar várias vezes ao dia. Isso acontece justamente porque a produção é estimulada devido à amamentação certa.

Se amamentar corretamente é fundamental para fabricar mais lente, precisamos ter noção de como conseguir uma amamentação certa. Vale algumas observações pertinentes. Como já dissemos em outros artigos, o ideal é o bebê abocanhar toda a aréola do seio, e não apenas o bico.

O bebê quando põe a boca de forma errada no peito da mãe acaba trazendo dois problemas grandes. Ele pode ferir o bico do seio da mãe, causando dores fortíssimas e atrapalhando futuras amamentações. Além disso, por pegar errado o peito, consequentemente sairá menos leite do peito. E como foi dito no começo do texto, se a amamentação for incorreta, a mãe terá mais dificuldade de produzir leite.

Veja só por que o pequeno deve pegar toda a aréola do seio. As “bolsinhas” que guardam o leite materno ficam posicionadas por baixo de toda a aréola do seio e, portanto, o bebê terá muito mais facilidade se tiver a boca em toda a aréola.

Posição correta da pega no seio para o bebê amamentar

Fonte do Site: http://guiadobebe.uol.com.br/como-produzir-mais-leite-materno/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s