Como estocar leite materno

Veja como armazenar o leite materno e garantir que seu bebê continuará sendo alimentado corretamente mesmo quando você estiver fora de casa

Quando chega a hora de voltar ao trabalho, muitas mães acabam abandonando a amamentação. Porém, há como se organizar para que seu bebê, mesmo longe de você, possa continuar a receber o seu leite e seu carinho. A solução é retirar o leite do seio e fazer um estoque para o seu filhote.

Você pode tirar o leite usando as mãos, fazendo movimentos como uma “ordenha”, ou usar uma bombinha para sugar o leite. O alimento pode ser guardado em qualquer frasco com tampa que puder ser esterilizado. “Leite ordenhado não pasteurizado em banco de leite, pode ficar 24 horas na geladeira e 15 dias no Freezer. Todo leite materno aquecido e não utilizado deve ser desprezado”.

leite-materno

Na hora de preparar o leite para o bebê ele deve ser aquecido em banho-maria desligado e oferecido em um copo. Não utilize a mamadeira, pois nela a sucção é diferente e o bebê não irá mais aceitar o peito. “Se der o leite na mamadeira, a criança pega essa sucção que é mais fácil e não volta ao peito. Até os bebês são adeptos à lei do mínimo esforço”.  Esse esforço que o bebê precisa fazer para mamar é muito importante para o seu desenvolvimento.

Se você continuar amamentando o seu filho quando chegar em casa e durante a noite, a produção de leite não será interrompida e você poderá continuar abastecendo seu estoque. Além disso, não irá perder essa ligação tão especial com o seu pequeno.

Como preparar recipientes para armazenar o leite materno?

  • O recipiente para armazenagem do leite materno deve ser de vidro e tampa pode ser de plástico, como os de maionese, café solúvel, etc. Deve-se retirar todos os rótulo, incluindo o papel interno da tampa (se houver). Lavar bem com detergente neutro.
  • O recipiente e a tampa devem ser fervidos por 10 minutos na água;
  • Após a fervura, retire da panela e deixe-ode cabeça para baixo até secar e esfriar. Em seguida, feche com a tampa.

Esse recipiente após esterilizado, poderá ser utilizado em até 10 dias, mas só poderá ser utilizado para armazenar leite uma única vez. Se for reutilizá-lo, uma nova esterilização deverá ser feita, porém não é indicado esterilizar esse mesmo frasco mais de 3 vezes.

Como coletar o leite materno?

  • Faça sua higiene pessoal (retire anéis, pulseiras, relógios, etc.), amarre seu cabelo e de preferência use uma touca, utilize uma máscara para proteger nariz e boca, lave bem as mãos (mãos e braços até o cotovelo), seque com tolha limpa. Dica: tome banhos diários e troque o sutiã diariamente.
  • Escolha um local limpo, abrigado do vento, tranquilo e livre de insetos e animais, inclusive os domésticos. Não faça ordenha no banheiro.
  • Utilize um copo de vidro para coletar o leite que sairá da mama antes de transferi-lo para frasco onde será armazenado. Esse copo de vidro deverá ser esterilizado da mesma forma que o recipiente/frasco (lavar e ferver por 10 minutos).
  • Faça a ordenha, posicionando os dedos indicador e polegar ao redor da aréola. Aperte a aréola várias vezes até que saia leite. Descarte os primeiros jatos de leite e em seguida, comece a coletar o leite no copo de vidro. Faça ordenha nas duas mamas.
  • Após coletar uma quantidade que lhe mantenha confortável, passe o leite para o recipiente com tampa. Coloque uma etiqueta na tampa com a data dessa primeira ordenha e coloque-o no congelador ou freezer se o objetivo for estocar para utilizar nos próximos dias (até no máximo 15 dias). Se estiver coletando para utilizar em um prazo máximo de 24 horas, então coloque na geladeira (no fundo da geladeira na parte de cima, não coloque na porta).
  • Faça ordenha até 6 vezes ao dia e utilize o mesmo frasco para armazenar até faltar perto de dois dedos para enchê-lo.

Prazo de validade do leite materno coletado

  • Na geladeira: até 24 horas se for colocada na parte superior e no fundo (não colocar na porta)
  • No freezer: contados desde a primeira coleta, até 15 dias.

Se o leite não for utilizado nesse prazo, deverá ser descartado (jogado fora).

Como utilizar o leite materno armazenado

Aqueça-o utilizando um banho-maria sem fogo. Ou seja, esquente uma panela com água, sem ferver. Desligue o fogo e coloque o recipiente com o leite dentro da panela com a água e observe se a temperatura do leite está como desejada (nem frio, nem quente). A ideia é que o calor da água seja passado lentamente para o leite.

Não utilize microondas ou o banho-maria no fogo.

Após aquecido o leite, você terá até 24 horas para utilizá-lo desde mantida a sobra na geladeira. Passadas as 24 horas, jogue fora.

Eu posso doar esse leite para uma amiga que também tem um bebê?

Não, você não pode doar esse leite para nenhuma pessoa. Esse leite só poderá ser utilizado de duas maneiras:

  • para o seu bebê;
  • ou doado para um Banco de Leite Humano que fará a triagem, seleção e os exames necessários para ter certeza que o seu leite poderá ser doado para qualquer pessoa com segurança, ou seja, sem riscos de que o leite poderá transmitir alguma doença.

Fonte do Site: http://guiadobebe.uol.com.br/como-estocar-leite-materno/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s