Importância do ferro para saúde do bebê

Estudos apontam que os bebês que apresentam anemia sistematicamente nos dois primeiros anos de vida costumam ter problemas cognitivos e dificuldades na capacidade de aprendizado até a fase adulta.

Na gestação a insuficiência de ferro aumenta o risco da mortalidade da mãe, o baixo peso do bebê estimula o parto prematuro.

O bebê realmente precisa consumir entre 50g e 60g de carne três vezes ao dia. Pode ser carne bovina, frango ou peixe. Para facilitar sua absorção é importante a ingestão de vitamina C.

O leite materno contribui com esse nutriente, porém quando é interrompida a amamentação, o bebê precisa de, pelo menos, 500 ml de fórmula por dia.

Ao passar do tempo, a criança com anemia pode ter falha de coordenação, atenção, deficiências com a linguagem e fadiga.

Veja onde encontrar o ferro necessário para seu bebê e as quantidades recomendadas:

Carnes

  • Bovina (magra) – 4,0mg encontrados em 1 bife médio e fino;
  • Suína (lombo) – 3,2mg encontrados em 1 bife médio e fino;
  • Galinha – 1,7mg encontrados em 4 colheres sopa rasa;
  • Peixes (ex.: anchova) – 1,4mg encontrados em 1 filé médio;

Vísceras

  • Coração – 5,4mg encontrados em 1 xícara chá rasa;
  • Fígado bovino – 5,1mg encontrados em 1 bife médio e fino;
  • Miúdos de galinha – 4,3mg encontrados em 1 xícara chá rasa;
  • Leguminosas

    • Soja (farinha) – 8,8mg encontrados em 10 colheres de sopa;
    • Feijão vermelho – 2,4mg encontrados em 12 colheres de sopa;
    • Lentilha – 2,1mg encontrados em 12 colheres de sopa;
    • Ervilha – 1,8mg encontrados em 12 colheres de sopa;

    Verduras

    • Espinafre – 3,2mg encontrados em 4 colheres de sopa /Baixa disponibilidade;
    • Couve cozida – 2,2mg encontrados em 10 folhas médias /Média disponibilidade;
    • Brócolis – 1,3mg encontrados em 1 xícara de chá / Alta disponibilidade;
    • Beterraba – 0,8mg encontrados em 1 xícara de chá / Baixa disponibilidade;

    Frutas

    • Açaí (polpa) – 11,8mg em 1 colher sobremesa/ Alta disponibilidade;
    • Banana prata – 2,0mg em 1 média/ Média disponibilidade;
    • Laranja – 0,7mg em 1 pequena/ Alta disponibilidade;

    O mais importante é seguir a dieta recomendada pelo pediatra. Não tome decisões de mudança de dieta por si mesma. Isso pode acarretar consumo exagerado ou deficiência de ferro.

Fonte do Site: http://www.gestacaobebe.com.br/alimentacao/importancia-do-ferro-para-saude-do-bebe/

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