Evite dores nas costas e nas pernas na gravidez!

O corpo sofre diversas alterações quando a mulher entra no período da gestação. Por conta das inúmeras alterações relacionadas ao aumento do nível de hormônios no corpo, elas acabam tendo diversas mudanças internas desde o âmbito psicológico até o físico e queixam-se em relação às dores no corpo e ao desconforto que sentem, das mais variadas maneiras e localidades.

O que acontece é que essas alterações deixam os ligamentos do corpo com maior mobilidade, fazendo com que as articulações fiquem mais soltas. É por isso que elas sentem dores nas costas, tornozelos, joelhos e quadris, principalmente, além de desconfortos abdominais e

De acordo com o ortopedista da Clínica Healthme, Luiz Alberto Nakao Iha, é comum as grávidas sentirem todos esses desconfortos e terem dificuldade em realizar tarefas simples como agachar, sentar, andar ou mesmo virar de lado. “Também é considerado normal, durante a gravidez, elas sofrerem com transtornos de ordem circulatória, como inchaços, osteoarticular, muscular e respiratória devido às alterações hormonais e o grande aumento do volume abdominal”, explica.

O especialista ainda comenta que as queixas em relação às dores e restrições aumentam no último trimestre da gestação. O ideal é elas ficarem atentas com a frequência e intensidade que essas dores acontecem, pois se forem muito intensas, podem indicar algum problema de saúde, que precisa ser diagnosticado e tratado o mais breve possível. O Dr. Nakao Iha acrescenta que a dificuldade em se movimentar e as queixas de dores pioram no último trimestre da gestação.

Para facilitar o entendimento das mamães em relação às dores comuns, o ortopedista lista os principais incômodos durante a gravidez e o que pode ser feito para minimizar esses desconfortos:

Dor nas costas

A gestante pode sentir dor na região lombar, localizada na região inferior das costas, e dores nas pernas devido à contração da musculatura ao longo da coluna. A intensidade piora se a mulher permanecer muito tempo sentada ou em pé. De acordo com o ortopedista, a dor costuma ser mais intensa do quinto ao sétimo mês de gestação.

Evite usar salto alto e, ao dormir de lado, colocar um travesseiro entre as pernas. Na hora de abaixar, dobre as pernas e não a coluna. Também é importante manter uma alimentação equilibrada para o controle de peso.

Dor na panturrilha e tornozelos

Geralmente surge após o segundo trimestre pela tensão nas pernas causada pelo aumento do peso e acúmulo de líquido na região. Isso provoca um incômodo e sensação de peso nas panturrilhas, principalmente no final do dia.

Evite ficar parada. Para amenizar essa dor é importante realizar exercícios físicos e alongamento para as pernas. Um deles é deitar e, com um pano apoiado na ponta do pé com o joelho esticado, tentar alongar a parte posterior da perna.

Dor nas articulações

É normal surgir sensação de dor ou dormência nas extremidades do corpo, sendo mais frequente nas mãos. De acordo com o especialista, nessa fase acontece um acúmulo de líquido nos compartimentos e, por esse motivo, alguns nervos podem ser comprimidos e atingir os dedos.

Evite aumentar de peso excessivamente. Faça uma dieta saudável, pratique exercícios regularmente e mantenha a postura adequada.

Dor nas pernas

O peso da barriga sobrecarrega o sistema cardiovascular da gestante e isso acarreta em inchaços e dores nas pernas.

Como amenizar? Alguns exercícios simples podem ser feitos em casa ou no escritório: “Desenhe um círculo no ar com as pontas dos pés, aponte-as para a frente e para trás. Se puder, faça isso o tempo todo enquanto estiver sentada”. Quando deitada, coloque uma almofada sob os pés de modo que eles fiquem mais altos que os quadris, para estimular a circulação. Se a dor não passar, faça sessões de drenagem linfática com um profissional experiente no tratamento de gestantes.

Inchaço
Qual é a causa? Assim como para dor nas pernas, a causa do inchaço é a compressão natural dos vasos sanguíneos da região da virilha, provocada pelo aumento do peso da barriga. Isso prejudica a circulação sanguínea de todo o corpo.

Como amenizar? Sessões de drenagem linfática são excelentes para diminuir o inchaço de todo o corpo. Tenha apenas o cuidado de escolher um profissional experiente no tratamento de gestantes. Além disso, quando sentada, apoie os pés sobre um banquinho, para que eles fiquem levemente suspensos; quando deitada, coloque uma almofada sob os pés de modo que eles fiquem mais altos que os quadris, para estimular a circulação. Roupas e acessórios também podem ajudar a diminuir o desconforto. “Prefira sapatos largos, sem salto e que não apertem os pés. As roupas devem ser folgadas e com elásticos, de tecidos confortáveis. “

Fonte do Site: http://www.bolsademulher.com/bebe/gravida/materia/evite-dores-nas-costas-nas-articulacoes-e-nas-pernas-na-gravidez 

http://delas.ig.com.br/filhos/2013-10-18/como-amenizar-os-principais-desconfortos-da-gravidez.html

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