Papel das tias e tios na vida do bebê

A chegada de um bebê muda a vida não somente dos pais, mas de toda a família.

E cada membro da família tem um lugar especial no crescimento dele. É uma delícia receber a notícia: “Parabéns, você é tia (ou tio)! ”

Tios podem educar os sobrinhos?

Os psicólogos lembram que as responsabilidades dos pais são mais desafiadoras. Por isso, os tios manejam as situações com mais leveza e ludicidade. Então, não cabe aos tios educar os sobrinhos e também cabe a eles não desautorizar os pais.  

Se você quer que seus irmãos se sintam confiantes em deixar os seus sobrinhos passarem um tempinho com você, tente também não desautorizar as regras que eles lhe passaram antes do passeio. Por exemplo, se os pais pediram que você não dê refrigerante à criança, NÃO dê! Dessa forma, todos ficarão muito mais seguros e esse cuidado fará toda a diferença.

Assim como os pais, entre si, não devem desautorizar um ao outro na frente dos filhos, os tios e tias jamais poderão fazer isso. Esse tipo de atitude faz com que a criança fique confusa e só prejudicará o seu relacionamento com ela.

Ter os tios afastados também influencia?

Tios que não investem no relacionamento com os sobrinhos podem ferir a autoestima da criança, até porque os pequenos têm capacidade de compreender aquilo que não foi dito.

Tios querem cuidar como pais, mimar como avós, ser companheiros como irmãos, divertidos como primos, indispensáveis como amigos.

Foto: popsugar.com

Dicas para estreitar o relacionamento entre tios x afilhados

Há várias situações dentro das famílias: tios presentes, tios não muito presentes, tios nunca presentes, aqueles mais carinhosos, crianças que adoram os tios, outras que são mais fechadas, etc.

Enfim, para estreitar essa relação entre os tios e os sobrinhos, sempre que possível, faça uma visita à criança. Se puder, leve-a para brincar, passear, tomar um sorvete, ir ao cinema, ou outra opção de lazer que ela goste de fazer. Converse com ela, seja um bom ouvinte! Estimule a leitora, os estudos e o bom relacionamento com os colegas, seja na escola, na vizinhança ou em casa.

Não se esqueça de reafirmar sempre a importância da religião na vida do seu afilhado.

Seja uma tia ou tio com quem a criança sempre possa contar e os laços de amizade entre vocês sempre estarão fortes!

Fonte do Site: http://www.gestacaobebe.com.br/utilitarios/papel-das-tias-e-tios-na-vida-do-bebe/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s