Principais perguntas para fazer ao pediatra na primeira consulta

A primeira visita dos futuros pais ao pediatra deve ser feita antes mesmo do bebê nascer.

A escolha desse profissional é algo extremamente importante: ele deverá ser um importante direcionador da conduta que deve ser adotada junto á criança, e é importante que a decisão seja madura e bem pensada.

A escolha pelo pediatra deve ser tomada nos dois últimos meses de gravidez. 

Pesquise se ele faz parte da Sociedade Brasileira de Pediatria ou outras referências em sites de busca, como artigos, opiniões ou até mesmo reclamações.

Nessa primeira consulta, você poderá tirar todas as dúvidas sobre os primeiros dias do bebê e entender o método de trabalho do médico. Você deve levar em conta ainda fatores como ele atender o seu plano de saúde  ou quanto custa uma consulta a distância da sua casa e a disponibilidade do profissional em casos de emergência (será possível contatá-lo por celular?)

No caso do Sistema Único de Saúde (SUS), nem sempre é possível agendar uma consulta prévia com o pediatra. Se possível, tente escolher um profissional indicado por alguém conhecido, com uma boa referência. O importante é que se você não se sentir segura na consulta prévia ou na primeira consulta, quando o bebê já tiver nascido, você deve trocar de pediatra imediatamente.

Foto: Joywill

O bebê nasceu, e agora?

A primeira consulta do bebê deve acontecer ainda na sua primeira semana de vida. Nessa consulta você contará como foi o parto e alguma eventual dificuldade que tenha ocorrido, levará a documentação do hospital – que terá informações como peso, altura e outros dados relevantes sobre a criança e contará como estará sendo os primeiros dias com o bebê em casa.

A primeira consulta é recheada de dúvidas da mãe. Não se acanhe, pergunte e não saia do consultório com uma questão sequer na cabeça. Entre as principais perguntas que devem ser feitas ao pediatra estão:

  1. Estou amamentando meu bebê corretamente? Qual é a forma certa de mamar?
  2.  Quais vacinas o bebê precisa tomar? (Não esqueça de levar a carteira de vacinação na consulta)
  3.  Estou fazendo a higiene corretamente? Como fazer?
  4.  O que fazer em caso de cólicas, vômitos e regurgitações?
  5.  As fezes e a urina do bebê estão normais?
  6.  O bebê precisa tomar sol?
  7.  Como é o processo de queda do umbigo? O que devo fazer antes e depois de cair?

Lembre-se: o pediatra deve acompanhar toda a infância do seu filho. Por isso é preciso que você confie nele. Essa é a regra mais importante.

Fonte do Site: http://www.gestacaobebe.com.br/tira-duvidas/principais-perguntas-para-fazer-ao-pediatra-na-primeira-consulta/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s