Conheça as 12 doenças mais comuns no primeiro ano de vida do seu filho

Esses contratempos acontecem e não há porque se desesperar. Mas é importante que nós estejamos sempre atentos e bem informados sobre as características de cada um deles.

shutterstock_144361600_OK

descobertas agradáveis, como começar  andar ou falar. Mas, nesse período, há também a constatação de que é comum o surgimento de problemas de saúde ou incômodos pertinentes à idade, principalmente quando o bebê passa o dia no berçário. Isso acontece principalmente porque a imunidade das crianças ainda está sendo formada e não é tão forte quanto a de um adulto.

Resfriados comuns e infecção de ouvido são alguns deles.  É importante que os pais estejam sempre atentos e informados sobre as características dessas doenças e observar o desdobramento. Vale sempre à pena pedir orientação do pediatra do seu filho. Há doenças que pedem o acompanhamento médico mais frequente como, por exemplo, a bronqueolite, pneumonia  e a infecção urinária.

Bebês de zero a três meses devem ser observados  com mais atenção. Em caso de febre, precisam ser levados imediatamente  ao médico.

  1. Icterícia fisiológica

É comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarelada da pele dos branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue.

  1. Resfriados comuns

A partir do quarto mês, período em que as mães voltam ao trabalho, é comum que o bebê tenha resfriados.  

  1. Bronquiolite

Trata-se de uma infecção viral e geralmente acomete bebês com seis meses de vida, mas pode ocorrer também do nascimento até os dois anos.  Pode ser confundida com uma gripe, porém, difere-se pelo chiado no peito, causado por bronco espasmos.

  1. Infecção urinária

É comum a partir dos três meses até um ano de vida, mas também pode ocorrer em crianças maiores. Geralmente a criança apresenta febre, mas não tem sinal de refriado ou gripe.  

  1. Bebê Chiador

É o nome dado a bronquite, que pode ocorrer em decorrência a uma gripe, ou à asma brônquica, que tem como desencadeador um processo alérgico.

  1. Otite

A infecção de ouvido ocorre geralmente quando a criança está gripada e com congestão nasal. Costuma apresentar febre alta.

  1. Pneumonia

A pneumonia é uma infecção mais grave dos pulmões e pode ser causada por vírus ou bactéria.

  1. Infecções respiratórias das vias aéreas superiores

São as laringites ou faringites. É comum a partir dos quatro meses, quando a criança começa a frequentar a escolinha. Nesse caso, a criança tem febre associada a coriza (nariz entupido ou escorrendo).

  1. Varicela

A varicela, conhecida como catapora, é causada pelo vírus herpes zoster. O contágio é por saliva, espirro ou tosse. Também ocorre quando as mãos entram em contato com vesículas contaminadas de alguém doente.

  1. Diarreias

As diarreias ocorrem por transmissão de vírus. É comum principalmente em bebês que ficam em berçários.  Geralmente a criança fica caidinha e precisa de muita hidratação.

  1. Dermatite atópica

Doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas. Pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

  1. Tosse alérgica

É um tipo de tosse seca persistente que surge sempre que o bebê entra  em contato com a substância alergênica.

Fonte do Site: http://www.paisefilhos.com.br/recem-nascido/conheca-as-12-doencas-mais-comuns-no-primeiro-ano-de-vida-do-seu-filho/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s