Dia Nacional de Doação de Leite Humano: Saiba a importância de doar

1 LITRO DE LEITE MATERNO PODE ALIMENTAR ATÉ 10 RECÉM-NASCIDOS POR DIA. SAIBA COMO AJUDAR OS MILHARES DE BEBÊS QUE ESTÃO PRECISANDO DE ALIMENTO.

doação leite materno

Atualmente, o Brasil possui a maior rede de Bancos de Leite do mundo: temos 202 bancos e 98 postos de coleta em todo o país, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde. Mas faltam doadoras! Atualmente, as doações suprem 55% da real demanda nacional. Hoje é o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, entenda como funcionam as regras para que você também possa ajudar os bebês que precisam de leite materno.

Muitas mães lactantes, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade do bebê. Entretanto, poucas sabem que 1 litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. E são muitas crianças que estão precisando dessa ajuda, principalmente os bebês prematuros. 

Para doar, existem algumas regras: a mulher precisa apresentar excesso de leite, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar o leite excedente. Ao retirar o leite, você deve guardá-lo em um frasco de vidro com tampa plástica; antes de colocar o leite no recipiente, você precisará ferver a embalagem durante 15 minutos e não deve deixar o frasco secar naturalmente.

Quando for retirar o leite, faça logo após a mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias. Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais; prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço; evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca; lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa. A higiene também é essencial: as mamas devem ser lavadas apenas com água e secadas com uma toalha limpa.

Após a retirada do leite, você deve armazená-lo no congelador ou freezer por, no máximo, 15 dias. Da próxima vez que você for retirar o leite, será necessário utilizar outro recipiente esterilizado. Depois do processo de seleção, classificação e pasteurização, o leite é distribuído com qualidade certificada aos bebês que estão internados nas unidades neonatais.

Fonte do Site: http://www.paisefilhos.com.br/recem-nascido/dia-nacional-de-doacao-de-leite-humano-saiba-a-importancia-de-doar/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s