O primeiro banho do bebê

Como dar banho no bebê pela primeira vez

São muitas as inquietações, dúvidas, e as perguntas que as mamães e os papais se fazem quando têm que dar banho no seu bebê pela primeira vez. Normalmente se sentem inseguros e ansiosos, e até com um pouco de medo, principalmente quando são pais de primeira viagem, e têm que banhar ao seu bebê. Perguntam-se como devem segurá-lo, e que cuidados devem ter.

Muitos têm dúvidas de como lavar as orelhinhas, qual a temperatura ideal da água, e muitos outros detalhes. Mas, tranquilos, são dúvidas normais, compartilhadas por muitos pais.

Fonte da Imagem: http://assets.babycenter.com/ims/2013/11/119357051_wide.jpg?width=600

O banho do bebê, passo a passo

A melhor forma para adquirir segurança, é organizar-se. E para isso, nada melhor que reunir e ter à mão tudo o for necessário para o banho do seu bebê. Para dar banho num bebê pequenino é necessário: sabão neutro, toalha de algodão, pente ou escovinha, roupa limpa, shampoo adequado para bebês, fraldas, uma banheira (móvel ou fixa), e uma esponja macia (opcional).

Quando tiver todo o material necessário, lave as mãos, e em seguida feche bem a porta e a janela do local onde dará banho no bebê, para evitar correntes de ar, e siga esses passos:

1- Comprove que a banheira esteja limpa. Encha a banheira com água morna. Utilize o cotovelo ou a parte interior da munheca para comprovar que a temperatura é apropriada. Pode utilizar um termômetro de banho. A água não deve superar os 30ºC.

2- Tire a roupinha do bebê, limpe-o a área das fraldas, e envolva-o numa toalhinha.

3- Limpe seu rostinho e as orelhinhas com um pedacinho de algodão úmido.

4- Sustente o bebê com seu braço direito, do mesmo modo como se fosse lavar uma bola, incline-o sobre a banheira, e com a mão esquerda, lave sua cabeça com o mínimo de shampoo. Enxague bem e seque para escovar depois.

5- Lavada a cabeça, sustente os ombros do bebê com uma mão, introduzindo os dedos por debaixo dos braços e sustentando as pernas ou o bumbum com a outra mão. É importante não deixar de sorrir e falar com ele enquanto o banha.

6- Introduza o bebê na água. Mantenha uma mão por debaixo dos seus ombros, de modo que mantenha os ombros e a cabeça fora da água, e utilize a outra mão livre para lavá-lo.

7- Com ou sem esponja, lave, enxague, e seque de cima a baixo. Primeiro o peito, os braços, as mãos, até as pernas e os pés.

8- Vire o bebê para lavar as costas e o bumbum.

9- Uma vez que esteja limpo, e seco, levante-o com suavidade e cubra-lo com uma toalha macia.

10- Seque-o bem, e o envolva para dar-lhe calor.

O banho de um bebê recém-nascido

A um bebê recém-nascido, o ideal é dar-lhe um banho seco, sem imersão na água, nos primeiros dias. Antes de desnudar o bebê, limpe sua cabecinha com uma espoja bem suave e umedecida com água morna. Com um algodão, também umedecido com água morna, e um pouquinho de sabão neutro e específico para ele, limpe os olhinhos, o nariz, o rostinho, e as orelhas, e logo todo o corpo.

Em seguida, se enxuga tudo com uma toalha suave, sem esfregar. Seque-o e ponha sua roupinha limpa. É importante que revise o cordão e a área do umbigo. Se supura, terá uma cor avermelhada ou mau cheiro, comente com o pediatra. O cordão se limpa com água e sabão. E seca-se muito bem.

Cuidados para dar banho num bebê recém-nascido

Existem alguns cuidados especiais que devemos considerar durante o banho do bebê:

1- Nunca deixe o bebê só durante o banho. No caso de surgir alguma emergência, leve-o contigo.

2- Não é recomendável a utilização de talco, colonias, etc., principalmente nos primeiros meses. Podem desencadear alergias.

3- A altura da banheira deve ser adequada à altura da pessoa que está banhando o bebê. Lave sempre a banheira antes e depois de sua utilização.

4- Assegure-se de secar bem todos as dobrinhas da pele, especialmente debaixo do queixo, atrás das orelhas, e na área da fralda.

5- Aproveite a hora do banho para revisar seu bebê para descartar erupções, inflamações ou outros problemas. Observe se apresenta crosta láctea na cabeça.

6- Não desanime se seu bebê chora muito nos primeiros banhos. O desconhecido normalmente o assustará. Com o tempo ele se acostumará, e chegará a desfrutar desse momento de prazer. E seus papais também. Aproveite esses momentos maravilhosos para aproximá-los ainda mais. Cante uma musiquinha e fale com ele o tempo todo.

Fonte do Site: http://br.guiainfantil.com/higiene-infantil/332-o-primeiro-banho-do-bebe.html

Para lhe ajudar nesta tarefa tão gostosa temos dicas para o banho se tornar um momento tranquilo e agradável!

  • BANHEIRA DOBRÁVEL

Inovação e tecnologia com a Banheira Karibu dzieco. Com design moderno, é dobrável, foi produzida com material resistente com fecho compacto e extra plano, ocupa pouco espaço em casa e também nas viagens. Inclui sensor de temperatura,  pés rebatíveis com materiais anti-deslizante para máxima segurança e gancho para pendurar quando não estiver sendo usada. É prática e confortável.

banheira-portatil-dobravel-karibu-dzieco-azul-00039031-1

banheira-portatil-dobravel-karibu-dzieco-azul-00039031-1

  • Cor: Branca, azul e Lilás
  • Banheira dobrável
  • Fecho compacto;
  • Pés rebatíveis;
  •  Saboneteira;
  •  Sensor de temperatura, indica o azul escuro uma temperatura abaixo dos 37º e a azul claro acima dos 37º;
  •  Gancho para pendurar;
  • Pernas com material anti-deslizante para máxima segurança;
  • Capacidade: 2,5l;
  • Dimensões: 81 x 45 x 6 cm (C.L.A) (fechada);
  •  Dimensões interna: 81 x 45 x 24 (C.L.A) (aberta)
  •  Garantia: 120 dias;
  •  Peso: 2.00 kg;
  • Pode ser utilizada ate os 4 aninhos.

  • CONJUNTO ESCOVA E PENTE CERDAS NATURAIS CHICCO

Com o kit de pente e escova com cerdas naturais o seu anjinho vai ficar com os cabelos sempre lindos e bem arrumados. Além disso, os produtos foram desenvolvidos especialmente para os pequenos.A escova é flexível e delicada possui cerdas macias e o pente com pontas arredondadas não machucam o couro cabeludo do bebê.

Solicite via sac@tulipababy.com.br ou via WhatsApp 047 9232 0368

Anúncios

Uma opinião sobre “O primeiro banho do bebê

  1. Pingback: Arroto e cólica no bebê: existe alguma relação? | TulipaBaby Quarto de Bebê.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s