Você sabe o que é um BERÇO PROVENÇAL?

O nome é muito conhecido e ouvido por muitos, principalmente para quem está naquele momento mágico de decorar o quarto do bebê, mas será que você realmente sabe o que é um o berço provençal?

Berço Provençal

Clicando nas imagens será direcionado ao produto e mais informações

Provençal, nada mais é, do que um estilo de decoração que surgiu em Provença, que fica ao sul da França, em meados do ano de 1700. Provença era conhecida por seus imensos e belíssimos campos de lavanda, pequenos vilarejos aos pés das montanhas e uma típica vida camponesa, longe da corte francesa. O estilo que atualmente é conhecido como Provençal, surgiu quando os camponeses desse período sentiram o desejo de igualar seu estilo de vida aos nobres da corte da época.

Berço Provençal

Na época em questão, uma das principais características do estilo de vida nobre da elite eram o rococó, que ficou conhecido como o período histórico e estiloso da França, que findavam a Revolução Francesa, em 1789. Esse período rococó, foi marcado por itens decorativos com os detalhes mais ricos possíveis.

Nesse período, os artesãos de Provença começaram a desenvolver os móveis com muitos detalhes finos e entalhes, além de substituir muitas peças de ferro e outros materiais pela madeira, que dá um ar mais fino para o móvel. Uma curiosidade é que na época, esses artesãos queriam disfarçar ao máximo todas as imperfeições possíveis da madeira.

Para isso, na época, foi desenvolvido o que ficou conhecido como gesso cré, que era uma mistura de gesso e cola que servir para fazer o acabamento aos móveis.

O detalhe, é que com o passar do tempo, essa mistura começava a descascar em alguns pontos, coisa que esses artesãos não gostavam e tentavam evitar ao máximo. O que era um problema enorme para a época, hoje em dia é considerado um charme imbatível! Agora voltando ao berço.

Para diferenciar um berço provençal de um berço tradicional, basta olhar a riqueza de detalhes. Enquanto um berço tradicional preza por um estilo mais sóbrio e de certa forma mais tradicional e simples, o berço provençal possui como característica marcante os entalhes, detalhes e toda a elegância da madeira. Dentre os berços provençais, é comum encontrar berços provençais que possuem adornos, alguns modelos com pinturas levemente desgastada, capitonê, almofadas e até redes.

O berço provençal é muito interessante para criar um quarto com um estilo mais romântico. Com esse tipo de berço rico em detalhes, o quartinho do seu bebê vai ter uma aparência ainda mais sofisticada e principalmente, aconchegante. Antes de comprar um berço, é importante se atentar para alguns detalhes que podem fazer a diferença na sua compra. Entre eles, podemos citar como principal, o tamanho disponível no quarto do seu bebê. A maioria dos berços segue o padrão americano, com uma área interna, isso é, o espaço do colchão de 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura.

Vale lembrar que essa medida é somente a área do colchão, sendo assim, sabido que o berço no tamanho total incluindo acessórios e grandes de proteção por exemplo, pode ultrapassar as medidas de 1,50 m por 80 cm. O ideal é medir bem o espaço disponível para o berço no quarto e calcular uma sobra de segurança para evitar erros. Outra recomendação é seguir rigorosamente todas as normas de segurança de órgãos regulamentadores, como o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Além disso, existem as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), como a norma 1586, que proíbe o uso de grades laterais móveis. Além disso, aqui no Tulipa Baby, a maioria dos berços estão em conformidade inclusive com a norma Europeia de segurança EN 716-1 : 05/2008, que garante ainda mais segurança para os pais e para o bebê. Um outro item de segurança que os pais devem se atentar é em relação ao tapa furos. Esse tipo de peça pode facilmente ser ingerida pelo bebê e causar complicações na respiração do pequeno. Outros itens como braçadeiras também devem ser evitados, para que o bebê não prenda a roupa e venha a se machucar.

Com essas dicas e conhecimento sobre o estilo provençal, você está preparada para comprar o melhor berço possível para o seu bebê.

Aqui na nossa loja, temos centenas de opções de berço provençal e berços tradicionais para você criar um ambiente único no quarto do seu pequeno!

Conheça os principais produtos da TulipaBaby: 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s